A substituição de comportamentos sedentários por cinco minutos de exercício pode reduzir a pressão arterial  -  (crédito: Freepik)

A substituição de comportamentos sedentários por cinco minutos de exercício pode reduzir a pressão arterial

crédito: Freepik

Um estudo recente realizado por pesquisadores da UCL e da Universidade de Sydney sugere que adicionar apenas cinco minutos de exercícios diários pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Atividades simples, como subir escadas ou pedalar pequenas distâncias, podem ser eficazes, destacando a importância de pequenos aumentos na atividade física para melhorar a saúde cardiovascular.

 

A pesquisa, publicada na revista Circulation, analisou dados de 14.761 voluntários que usaram dispositivos de monitoramento de atividades para registrar seus movimentos durante o dia. Os pesquisadores categorizaram o dia em diferentes tipos de atividades, como sono, comportamento sedentário, caminhada lenta, caminhada rápida, postura em pé e exercícios mais vigorosos, como correr e subir escadas. A substituição de comportamentos sedentários por cinco minutos de exercício resultou em uma redução significativa da pressão arterial sistólica e diastólica.

 

 

Os resultados mostraram que pequenas trocas no dia a dia, como optar por subir escadas em vez de usar o elevador, podem diminuir a pressão arterial em até 0,68 mmHg (sistólica) e 0,54 mmHg (diastólica). Em nível populacional, uma redução de 2 mmHg na pressão arterial sistólica equivale a uma redução de aproximadamente 10% no risco de doenças cardiovasculares.

 

 

Os especialistas enfatizam que, embora caminhar seja benéfico, atividades que exigem mais do sistema cardiovascular, como corrida ou ciclismo, têm um impacto maior na redução da pressão arterial.

 

Segundo o cardiologista Flávio Cure, do Hospital CopaStar, essa pesquisa é relevante para conscientizar sobre os benefícios de integrar pequenos períodos de exercícios no cotidiano, uma estratégia que é viável e pode ser sustentável a longo prazo para combater a hipertensão.

 

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia