Outro ponto positivo é que são uma excelente fonte de fibras, que ajudam a prevenir a prisão de ventre e favorecem o controle dos níveis de açúcar no sangue, ajudando a evitar resistência à insulina e diabetes. -  (crédito: Jay Mojica - Flickr)

Pesquisa mostrou a necessidade de novas abordagens no tratamento da diabetes tipo 1 além do uso da insulina

crédito: Jay Mojica - Flickr

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Bristol mostrou a necessidade de novas abordagens no tratamento da diabetes tipo 1 além do uso da insulina. Segundo a pesquisa, fatores que não se limitam ao consumo de carboidratos podem estar relacionados ao aumento dos índices glicêmicos, como estresse, exercícios e hormônios.

“Nosso estudo destaca que controlar o diabetes tipo 1 é muito mais complexo do que contar carboidratos”, afirma Isabella Degen, da Faculdade de Ciências e Engenharia de Bristol, autora principal do artigo. 

Na pesquisa, os cientistas analisaram um grupo de pessoas com diabetes tipo 1 que utilizam OpenAPS, um mecanismo tecnológico de administração automatizada de insulina. Os resultados mostraram a diferença na necessidade do hormônio entre os pacientes e a complexidade para regulação da glicose.

“O que mais nos surpreendeu foi a grande variedade de padrões que observamos, mesmo dentro do nosso grupo relativamente pequeno e homogêneo de participantes”, destacou Degen. Após a publicação dos resultados, publicados no JMIRx Med, nesta quarta-feira (27/11), a equipe foca em desenvolver novos métodos para identificação de padrões e séries históricas que possam ajudar a lidar com desafios na regulação da glicose dos pacientes.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia