
Deficiência significativa atinge uma em cada seis pessoas no mundo
A OMS apela aos estados-membros que tomem medidas para promover a igualdade na saúde para pessoas com deficiência
Mais lidas
compartilhe
Siga noA Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo vivam com algum tipo de deficiência classificada como significativa. O número corresponde a uma proporção de uma em cada seis pessoas.
"Pessoas com deficiência têm direito ao mais alto padrão de cuidado em saúde possível, assim como pessoas sem deficiência", destacou a entidade.
-
21/10/2024 - 09:13 O 1º canal de TV do mundo criado por e para pessoas com deficiência de aprendizado -
04/11/2024 - 07:57 Os desafios de pessoas com deficiência intelectual quando seus pais morrem -
18/11/2024 - 10:08 'Me ofereceram sexo como favor por causa da minha deficiência'
- 'Médico presumiu que eu não faço sexo porque tenho deficiência'
- Óculos falantes mudam a vida não só de deficientes visuais
"Esses resultados ruins se devem às condições injustas enfrentadas por pessoas com deficiência em todas as áreas da vida, incluindo no próprio sistema de saúde. Os países têm a obrigação, conforme previsto na legislação internacional sobre direitos humanos, de abordar as desigualdades na saúde enfrentadas por essas pessoas", destacou a entidade.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
A OMS apela aos estados-membros que tomem medidas para promover a igualdade na saúde para pessoas com deficiência e pede ainda que a sociedade civil, incluindo organizações de pessoas com deficiência e outros parceiros na promoção da saúde, colabore e defenda a implementação de ações que permitam alcançar o mais elevado padrão de saúde possível para todos.