A luta contra a depressão tem se tornado um tema recorrente entre celebridades. "Ao compartilharem suas histórias, eles ajudam a quebrar o estigma em torno dessa doença", avalia a neuropsicóloga Karliny Uchôa.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% da população brasileira sofre de depressão. Conforme o Ministério da Saúde, esse percentual pode ser maior, visto que dados coletados indicam que a prevalência gira em torno de 15,5%, com 20% para mulheres e 12% envolvendo os homens.
- Brasil lidera estatísticas com mais de 11 milhões de pessoas com depressão
- Insônia pode ser sintoma de depressão, diz estudo
Depressão entre famosos
Recentemente, o cantor sertanejo Lucas Lucco e o padre Fábio de Melo falaram de público sobre as dificuldades que enfrentam em busca de saúde mental.
Em um evento marcado por grande emoção, durante as celebrações dos 35 anos da Comunidade Católica Obra de Maria, na Arena Pernambuco, o padre Fábio de Melo, 53 anos, reiterou aos fiéis a luta que vem travando contra a depressão. “Eu sei que o Senhor está aqui e sei que não vou desistir. Quero pedir que estendam os braços para aqueles que sofrem comigo”, disse o padre.
Ídolo da música sertaneja, Lucas Lucco, 33 anos, também é conhecido por sua luta contra a depressão. Em uma entrevista recente ao Podshape, o cantor falou sobre a pressão emocional que a fama impõe, especialmente quando o sucesso se torna difícil de manter. “Acho que tem muito a ver com a fama. Você conquista um espaço, mas tudo o que vem com isso é muito pesado: a pressão, a cobrança”, explicou.
Ajuda profissional
De acordo com a neuropsicóloga Karliny Uchôa, é preciso reforçar sempre a necessidade de tratar a depressão como uma doença real e buscar ajuda profissional.“É necessário buscar ajuda profissional. A depressão, como qualquer outro problema de saúde física, por exemplo, deve ser tratada com seriedade. Entender que não estamos sozinhos e que a disposição para procurar tratamento médico é fundamental para uma recuperação mais rápida e saudável do equilíbrio na saúde mental", ensina Uchôa.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Perfil