Arábia Saudita receberá Olimpíadas de esports em 2025
 -  (crédito: COI)

Arábia Saudita receberá Olimpíadas de esports em 2025

crédito: COI

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nessa sexta-feira (12/7), que os primeiros Jogos Olímpicos de Esports serão realizados em 2025 na Arábia Saudita. A decisão é fruto de uma parceria de 12 anos firmada com o Comitê Olímpico Nacional da Arábia Saudita, sinalizando uma nova perspectiva para o mundo dos esportes eletrônicos.

 

 

O que são esports?

 

Arábia Saudita receberá Olimpíadas de esports em 2025

Arábia Saudita receberá Olimpíadas de esports em 2025

AFP

 

Esports, ou esportes eletrônicos, referem-se a competições organizadas de jogos de videogame, onde jogadores profissionais e/ou amadores disputam em diversas modalidades. Esses eventos têm atraído um grande público ao redor do mundo, com torneios que oferecem prêmios milionários, sendo transmitidos ao vivo pela internet e até na televisão.

 

 

"Obviamente, ainda há muito a considerar e planejar com o COI, mas estamos comprometidos em sediar um evento especial que respeite e celebre os valores olímpicos, ao mesmo tempo em que aproveitamos com ousadia esta impulsão dos esports com a plataforma internacional que o esporte e seus atletas merecem. O mundo terá um convite aberto para se juntar a nós em 2025 e celebrarmos juntos este momento,” disse o Príncipe Abdulaziz bin Turki Al Faisal, Ministro do Esporte e Presidente do Comitê Olímpico e Paralímpico da Arábia Saudita.

 

Embora os detalhes sobre a cidade-sede, local específico, duração do evento e os jogos a serem disputados ainda não tenham sido definidos, o anúncio foi recebido com entusiasmo pela comunidade global de esports. A parceria também foi destacada por Thomas Bach, presidente do COI, que enfatizou o compromisso de respeitar os valores olímpicos, promover a igualdade de gênero e envolver o público jovem, que tem abraçado os esportes eletrônicos.

 

Esports no Brasil

 

 

Brasil é líder mundial em premiações no Rainbow Six Siege

Brasil é líder mundial em premiações no Rainbow Six Siege

Ubisoft/divulgação

 

No cenário internacional, o Brasil se destaca em diversas modalidades de esports. Nomes como Gustavo “HerdsZ” (Rainbow Six Siege), ASPAS (Valorant) e Kscerato (Counter Strike) são exemplos de jogadores brasileiros que conquistaram reconhecimento global. O Brasil também é conhecido por sua forte presença em jogos como Free Fire e League of Legends, com equipes que frequentemente alcançam as etapas finais de campeonatos mundiais.

 

Controvérsias

 

Ana Moser, ex-ministra do esporte do Brasil e ex-jogadora de vôlei, declarou, em 2023, que os esports não são verdadeiros esportes

Ana Moser, ex-ministra do esporte do Brasil e ex-jogadora de vôlei, declarou, em 2023, que os esports não são verdadeiros esportes

Agência Senado

 

Entretanto, há quem diga que a modalidade não é verdadeiramente um esporte. Ana Moser, ex-ministra do Esporte do Brasil e ex-jogadora de vôlei, declarou, em janeiro de 2023, que os esports não são verdadeiros esportes e que o governo federal não iria investir no segmento competitivo de jogos eletrônicos. Moser acreditava que a modalidade fazia parte da indústria de entretenimento, comparando o treinamento dos atletas desse mercado “ao da cantora Ivete Sangalo”.

 

 

Sua fala repercutiu negativamente entre os entusiastas do gênero, gerando debates sobre o reconhecimento e a valorização da categoria. Após a saída de Moser, seu sucessor no cargo, André Fufuca, anunciou, em setembro de 2023, a criação de uma diretoria de esports no Brasil, destacando o crescimento do esporte eletrônico no país.

 

Plano de negócios

 

 

Os Jogos Olímpicos de Esports fazem parte da "Visão 2030" da Arábia Saudita.

Os Jogos Olímpicos de Esports fazem parte da "Visão 2030" da Arábia Saudita.

AFP/reprodução

 

A realização dos Jogos Olímpicos de esports faz parte da “Visão 2030” da Arábia Saudita, um plano ambicioso para diversificar a economia do país, exportar a cultura local e melhorar a imagem internacional. Desde 2018, a Arábia Saudita tem investido milhões no setor de jogos, incluindo aquisições significativas em empresas como Take-Two, EA e Activision Blizzard.

 

Com a perspectiva de parcerias com grandes empresas de jogos como Epic Games, Capcom e Riot Games, há uma expectativa de que títulos populares como Rocket League, Street Fighter e League of Legends estejam presentes na competição. Este evento promete ser um marco histórico, não apenas para os esports, mas também para a integração dos esportes eletrônicos no movimento olímpico.