Em uma das experiências do catálogo Céu de Montanhas, em Brumadinho, o visitante percorre quilombos e se depara com os cânticos da benzedeira Dona Nair, do Quilombo de Marinhos, tem poder cura -  (crédito: Carlos Altman/EM)

Em uma das experiências do catálogo Céu de Montanhas, em Brumadinho, o visitante percorre quilombos e se depara com os cânticos da benzedeira Dona Nair, do Quilombo de Marinhos, tem poder cura

crédito: Carlos Altman/EM

Se fizermos uma retrospectiva de como foi o turismo de experiências em 2023, diríamos que Brumadinho esteve no centro da atenção dos viajantes. Na jornada rumo ao interior, o catálogo Céu de Montanhas, que reúne 39 experiências de turismo rural e de base comunitária na cidade mineira, realizou encontros e abraços. Fez turistas derramar lágrimas, abraçar árvores e alimentar a alma. Foram encontros com matriarcas como Dona Nair, com ceramistas renomados como o casal Cecília Gobbo e Lenine Lucas. E teve, também, fruto da terra com a sabedoria de Benedikt Wiertz ao lado da esposa, a culinarista Joseane Jorge.

 


No último fim de semana, o Catálogo Céu de Montanhas foi reconhecido pelo Prêmio Nacional de Turismo 2023, realizado pelo Ministério do Turismo. A iniciativa, desenvolvida pela Vale em parceria com o Instituto Rede Terra, levou o troféu de bronze na categoria Economia Criativa, concorrendo com quase 35 projetos de todo o Brasil. Esse foi o terceiro prêmio conquistado pelo Céu de Montanhas somente neste ano.

 

“Esse prêmio é importantíssimo. Além de ser uma forma de reconhecimento dá visibilidade para o turismo de Brumadinho. Temos que lembrar sempre que essa foi a única iniciativa do estado de Minas Gerais a ser indicada e que, mesmo sendo um projeto bastante jovem, conseguiu conquistar o terceiro lugar. Temos muito o que comemorar”, celebra Gustavo Morais Dias, proprietário do sítio Fotossíntese e representante do Céu de Montanhas na cerimônia de entrega do Prêmio.

Nova geração faz renascer a esperança que as tradições e os saberes do Quilombo do Sapé será preservada para todo sempre

Nova geração faz renascer a esperança que as tradições e os saberes do Quilombo do Sapé será preservada para todo sempre

Carlos Altman

Lançado em 2022, o catálogo Céu de Montanhas foi pensado para diversificar a oferta da região, facilitar o acesso do turista aos atrativos, aumentar o tempo de permanência do visitante e fortalecer a contribuição do turismo para a economia local. É parte do Programa de Fomento do Turismo Sustentável da Vale em Brumadinho, uma das ações da mineradora para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem B1, em 2019.

A coletânea é resultado de um amplo trabalho de mapeamento, assessoramento técnico e sistematização da oferta de turismo de experiências na região. Desde 2021, uma equipe composta por especialistas nas áreas de gastronomia, vivências turísticas e design têxtil atua com os empreendedores da região a fim de identificar e aprimorar os potenciais locais.

Hoje, quem vai a Brumadinho encontra uma variedade de experiências turísticas ligadas a cerâmica, gastronomia, cultura quilombola, turismo de aventura, saúde e bem-estar entre outras.

Ceramista alemão Benedikt Wiertz, do Ateliê Xakra, compartilha seus conhecimentos com os visitantes

Ceramista alemão Benedikt Wiertz, do Ateliê Xakra, compartilha seus conhecimentos com os visitantes

Carlos Altman/EM

Outras premiações

O Céu de Montanhas encerra 2023 com três reconhecimentos importantes no setor do turismo. Além do troféu de bronze no Prêmio Nacional de Turismo, o projeto recebeu menção honrosa no 10º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, criado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo para incentivar, reconhecer e dar visibilidade às ações que destaquem as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional.Em outubro, o Primeiro Circuito de Quilombos de Brumadinho, que integra o catálogo, venceu a categoria Diversidade, no Prêmio Cumbucca de Gastronomia.

 

Prêmio Nacional de Turismo

O Prêmio Nacional do Turismo reconhece, desde 2018, profissionais e iniciativas que contribuem para o crescimento do turismo brasileiro, um dos segmentos econômicos com maior potencial para geração de emprego e renda no país, bem comopara promoção da inclusão social e da sustentabilidade ambiental.