O governo dos Estados Unidos divulgou um alerta em forma de comunicado com dicas de segurança para turistas que pretendem passar o carnaval no Brasil. Segundo o documento, os visitantes norte-americanos devem evitar principalmente as "favelas". A informação foi compartilhada pela Embaixada dos EUA.

 

 

A orientação é que ao transitarem de veículos nas cidades brasileiras, os turistas norte-americanos evitem andar de janela aberta. O texto também aconselha os turista a não andarem sozinhos, principalmente no período noturno. “Fique atento a golpes de drogas em encontros. Criminosos visam estrangeiros por aplicativos de namoro ou em bares antes de drogar e roubar suas vítimas. Não aceite bebidas de estranhos”, diz o informe.

 

reprodução tv globo - A cultura cigana foi tema da escola de samba Imperatriz Leopoldinense no carnaval carioca de 2024. A inspiração para o enredo veio da Cigana Esmeralda, personagem dos contos de Leandro Gomes de Barros.
Uai Turismo - Carnaval em Diamantina: do patrimônio ao universitário
wikimedia commons Paul R. Burley - Além do Carnaval, o Pelourinho é palco de diversos eventos culturais ao longo do ano, como festivais de música, dança e teatro.
Reprodução/X - A farsa da “Grávida de Taubaté” virou meme na internet e ganhou tamanha popularidade que chegou a ser relembrado no Carnaval do Rio de Janeiro. No desfile de 2020, uma ala inteira da São Clemente, do Grupo Especial, teve integrantes caracterizados de “falsa grávida”. O enredo tratava de "golpes e trambiques" no Brasil.
Reprodução - O Carnaval goiano é repleto de marchinhas contagiantes que animam os foliões e apresentações de diversas bandas. Por lá, existem eventos voltados à Folia de rua, machinhas e shows de bandas.
Cleber Sandes/Divulgação - Em Salvador, o Carnaval acontece inteiramente nas ruas. É dividido em circuitos, palcos para shows, blocos e camarotes. Os desfiles dos blocos são separados entre as pessoas que acompanham a folia dentro das cordas e quem acompanha do lado de fora, na pipoca.
Manu Dias/Governo da Bahia - Criado e mantido pelo povo, trata-se de uma manifestação espontânea e livre, o Carnaval de Salvador é marcado por circuitos de blocos de rua, que são muito ligados à religiões de matrizes africana, sendo berço do axé, capoeira, percussão e Balé Folclórico.
Tania Rego/Agência Brasil - Os foliões podem desfilar nas agremiações que sejam de suas escolhas ou assistir aos desfiles, seja na arquibancada, camarote ou frisa. A Prefeitura do Rio de Janeiro espera atrair 6 milhões de pessoas na realização do carnaval de rua da cidade em 2025.
Instagram @cacique_de_ramos - "Só temos a agradecer pelo que o Cacique e seus músicos fazem há mais de 60 anos, engrandecendo o Carnaval, o samba, e alegrando foliões nas suas rodas e nos seus desfiles por todo esse tempo”, declarou o governador Cláudio Castro
Instagram @cacique_de_ramos - "Só temos a agradecer pelo que o Cacique e seus músicos fazem há mais de 60 anos, engrandecendo o Carnaval, o samba, e alegrando foliões nas suas rodas e nos seus desfiles por todo esse tempo”, declarou o governador Cláudio Castro
- Divulgação - Um dos mais famosos e tradicionais blocos de Carnaval do Rio de Janeiro, o Cacique de Ramos ostenta agora o título de patrimônio histórico e cultural do estado.


O documento ainda orienta que os turistas evitem usar joias ou levar altas quantias de dinheiro. “Não resista fisicamente a qualquer tentativa de roubo. Os criminosos geralmente estão armados. Sua vida é muito mais valiosa do que seus bens pessoais”, diz o comunicado, finalizando que o melhor é confiar em seus instintos.

 



 

Confira a íntegra do comunicado


Evento: Com o início da temporada de Carnaval de 2025, lembramos aos cidadãos dos EUA que permaneçam vigilantes enquanto aproveitam as festividades em todo o Brasil. Encorajamos todos a considerarem as seguintes medidas para sua própria segurança.

 

Ações a tomar:

  • Esteja ciente do seu entorno. Evite andar sozinho, especialmente à noite.
  • Mantenha as janelas fechadas quando estiver dentro de um veículo.
  • Não use joias caras ou carregue grandes quantias de dinheiro.
  • Evite favelas em todos os momentos, mesmo no contexto de festas de rua/blocos.
  • Fique atento a golpes de drogas em encontros. Criminosos visam estrangeiros através de aplicativos de namoro ou em bares antes de drogar e roubar suas vítimas. Não aceite bebidas de estranhos.
  • Não deixe bebidas desacompanhadas.
  • Confie em seus instintos, priorize a segurança e viaje em pares ou grupos.
  • Mantenha-se informado. Monitore a mídia para as últimas atualizações de segurança.
  • Não resista fisicamente a qualquer tentativa de roubo. Os criminosos geralmente estão armados. Sua vida é muito mais valiosa do que seus bens pessoais.
  • Relate qualquer atividade criminosa primeiro à polícia local e depois entre em contato conosco nos números listados aqui se precisar de assistência.

Colaboração de Vanilson Oliveira/CB

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

compartilhe