O governo dos Estados Unidos divulgou um alerta em forma de comunicado com dicas de segurança para turistas que pretendem passar o carnaval no Brasil. Segundo o documento, os visitantes norte-americanos devem evitar principalmente as "favelas". A informação foi compartilhada pela Embaixada dos EUA.
- Carnaval BH 2025: mapa e planilha dos blocos de rua
- Quer chegar no carnaval com disposição de sobra? Descubra como
A orientação é que ao transitarem de veículos nas cidades brasileiras, os turistas norte-americanos evitem andar de janela aberta. O texto também aconselha os turista a não andarem sozinhos, principalmente no período noturno. “Fique atento a golpes de drogas em encontros. Criminosos visam estrangeiros por aplicativos de namoro ou em bares antes de drogar e roubar suas vítimas. Não aceite bebidas de estranhos”, diz o informe.
O documento ainda orienta que os turistas evitem usar joias ou levar altas quantias de dinheiro. “Não resista fisicamente a qualquer tentativa de roubo. Os criminosos geralmente estão armados. Sua vida é muito mais valiosa do que seus bens pessoais”, diz o comunicado, finalizando que o melhor é confiar em seus instintos.
Confira a íntegra do comunicado
Evento: Com o início da temporada de Carnaval de 2025, lembramos aos cidadãos dos EUA que permaneçam vigilantes enquanto aproveitam as festividades em todo o Brasil. Encorajamos todos a considerarem as seguintes medidas para sua própria segurança.
Ações a tomar:
- Esteja ciente do seu entorno. Evite andar sozinho, especialmente à noite.
- Mantenha as janelas fechadas quando estiver dentro de um veículo.
- Não use joias caras ou carregue grandes quantias de dinheiro.
- Evite favelas em todos os momentos, mesmo no contexto de festas de rua/blocos.
- Fique atento a golpes de drogas em encontros. Criminosos visam estrangeiros através de aplicativos de namoro ou em bares antes de drogar e roubar suas vítimas. Não aceite bebidas de estranhos.
- Não deixe bebidas desacompanhadas.
- Confie em seus instintos, priorize a segurança e viaje em pares ou grupos.
- Mantenha-se informado. Monitore a mídia para as últimas atualizações de segurança.
- Não resista fisicamente a qualquer tentativa de roubo. Os criminosos geralmente estão armados. Sua vida é muito mais valiosa do que seus bens pessoais.
- Relate qualquer atividade criminosa primeiro à polícia local e depois entre em contato conosco nos números listados aqui se precisar de assistência.
Colaboração de Vanilson Oliveira/CB
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia