Duas operações deflagradas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), na manhã desta terça-feira (20), miram um esquema de corrupção envolvendo servidores da prefeitura de Itajubá, no Sul de Minas. Estão sendo cumpridos dez mandados de prisão e 25 de busca e apreensão. Além da cidade mineira, os agentes também realizam diligências em Campos do Jordão e São José dos Campos, em São Paulo.
Segundo o MP, a operação Transfusão investiga desvios de recursos públicos e privados do Hospital das Clínicas de Itajubá. O esquema teria aprovação dos administradores da unidade e favorece o atual secretário municipal de saúde e vice-prefeito da cidade. A denúncia indica os crimes de organização criminosa, peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
Já a operação Sepulcro Caiado, que é resultado de uma investigação feita pela Polícia Civil, também investiga o desvio de recursos públicos pelo superfaturamento de serviços de manutenção dos veículos das secretarias de Saúde, Educação e de Obras da prefeitura.
Leia também: BH: suspeito de ser responsável por recolher dinheiro do tráfico em Venda Nova é preso
Ainda de acordo com o órgão, o município realizava pagamentos dos serviços que não eram realizados. A quadrilha utilizava falsas notas fiscais de peças veiculares que não eram instaladas. Em contrapartida, os servidores públicos recebiam os valores, caracterizando o desvio de recursos.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da prefeitura de Itajubá e do Hospital das Clínicas da cidade e aguarda retorno.