A elefanta Pai Lin (foto) está com problema na coluna por causa do transporte de turistas. Ela carregou visitantes durante 25 anos.
Um elefante normal (como o da foto) é reto em cima, sem o problema que está sendo vivido por Pai Lin.
A fundação alerta para o risco que esse tipo de atração turística representa para os animais.
Diversos países usam animais para transporte de turistas. Mas os movimentos contrários a isso são cada vez maiores. Gisele Bündchen e Tom Brady, quando casados, foram criticados por andarem sobre camelos (foto).
Na Tailândia, os turistas também podem passear em elefantes sentados em cadeiras sob um guarda-sol.
Os elefantes têm grande importância na Tailândia. São animais considerados sagrados, símbolos de prosperidade e bem-estar.
Em Chiang Mai, há um parque para visitação de elefantes. É o Elephant Nature Park.
E a Tailândia tem até um Dia Nacional do Elefante, que foi em 13/3 com comemorações pelo país.
Veja agora algumas informações curiosas sobre este país asiático.
O Ano Novo Tailandês (Songkran) começa oficialmente no primeiro dia da quinta lua crescente e dura três dias. Desta vez foi entre 13 e 15 de abril de 2022. A celebração nas ruas tem muita água. Por isso, é chamado Festival das Águas.
Songkran vem do sânscrito e significa a 'passagem do sol de um signo do zodíaco para outro'. São 12 Songkrans por ano, mas a comemoração ocorre na passagem pelo signo de Áries (Ano Novo solar).
As pessoas levam baldes e brinquedos para molharem umas às outras. Tem gente que chegar a posicionar tonéis com dezenas de litros de água para reabastecer refis.
E há quem entre nos baldes! A garotada faz uma farra.
Muitas vão também a locais que já têm bastante água, e ali fazem uma festa, com muita diversão.
Como abril é uma época de temperatura mais alta na Tailândia, a brincadeira é refrescante.
O Songkran também inclui uma visita aos templos. As pessoas molham as estátuas de Buda com água perfumada.
Um dos mais belos templos é o Emerald Buddha. O Wat Phra Kaew (Capela Real) fica ao lado do Grande Palácio, antiga residência da monarquia.
O templo Wat Phra Kaew foi inaugurado em 1784 e contém o Templo do Buda de Esmeralda, o mais sagrado do país.
Outro templo impressionante é Wat Phra Yai, o Templo do Grande Buda, em Ko Phan, uma pequena ilha no nordeste de Ko Samui, a 3 quilômetros do Aeroporto Internacional de Samui .
A Tailândia tem pontos turísticos que atraem o ano inteiro. Um deles é o Damnoen Saduak, um mercado flutuante em Ratchaburi, a 100 km da capital Bangkok. O comércio é feito em barcos.
A capital Bangkok é a décima cidade mais populosa da Ásia (8,2 milhões) e fica à margem do rio Chao Phraya, perto do Golfo da Tailândia. É o mais importante centro histórico, financeiro e cultural do país.
Os canais chamam atenção. São os khlongs, formados pelos rios Chao Phraya, Ta Chin e Mae Klong, que atravessam a planície central da Tailândia. Bangkok é apelidada, por isso, de Veneza do Oriente.
O Parque Lumphini é uma ampla área verde com lago artificial e aluguel de barcos. Inaugurado em 1925, fica na região central de Bangkok.
A Khao San Road foi descrita no livro "A Praia" como o "centro do universo mochileiro". Uma rua fora do comum. Famosa, com agito dia e noite, repleta de barraquinhas com comida de rua e quinquilharias (muitas falsificadas!).
O distrito de Sathon é a região econômica de Bangkok. O edifício Robot, ao fundo, foi inaugurado em 1986 e representa um símbolo do crescimento econômico da capital tailandesa nos anos 1980.
No distrito de Silom, centro empresarial tailandês, há muitos restaurantes, bares e boates. E a área é bem servida de transporte público, uma facilidade para quem se hospeda por ali.
Os passeios de tuk-tuk pela cidade são populares. O tuk-tuk, também chamado de autorriquixá, é uma espécie de triciclo motorizado com cabine para transporte de passageiros ou mercadorias, muito usado no sul e sudeste da Ásia.
E a gastronomia é uma atração à parte. São vários quitutes típicos da culinária tailandesa preparados à vista dos clientes, em barraquinhas e restaurantes.
O prato mais popular e famoso é o Pad Thai: macarrão de arroz frito. Normalmente é feito com camarão, amendoim, ovo mexido e broto de feijão, entre outros vegetais. Os ingredientes são fritos em uma frigideira do tipo wok.
O Khao Soi é um prato típico do Norte da Tailândia, com influência birmanesa (a Birmânia, hoje Myanmar, faz fronteira com a Tailândia). Leva pedaços de porco ou galinha, cozinhados em leite de coco com caril. O caldo recebe também ovos quentes, verduras e noodles frios.
Também são comuns os espetinhos de frango ou porco, com legume e ovo.
Bem perto de Bangkok, a 50 km, é possível ver uma das construções mais espetaculares do país: o Templo do Dragão. Uma torre entrelaçada por um dragão com cinco garras, que simbolizam os cinco princípios morais do Budismo.
A 847 km de Bangkok, fica Phuket. O Mirante de Karon tem uma estátua gigantesca de Buda e uma vista magnífica da cidade que atrai pela paisagem natural, pelo templo de Wat Chalong e uma fábrica de castanhas de caju.
Outra cidade importante é Chiang Mai, a capital cultural do norte da Tailândia, a 800 km de Bangkok. Historicamente importante por ter sido rota da seda. Tem várias universidades, entre elas a Chian Mai University (foto).
Os preços na Tailândia são muito convidativos. É um país barato para se visitar. A hospedagem num hotel 3 estrelas em boa localização pode sai a R$ 100 por dia para um casal.
A Tailândia também tem praias incríveis, com bela paisagem natural e boa estrutura de hospedagem. Na foto, uma atração famosa: a Ilha Koh Tapu, apelidada de Ilha de James Bond por ter sido cenário do filme "007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro" (1974).
Em 1/1/2022 a famosa Maya Bay reabriu aos visitantes, após 4 anos de fechamento por causa do desgaste provocado pelos turistas.
Com mar azul-turquesa, areia branca e formações rochosas que emergem da água, a baía fica nas ilhas Phi Phi e faz parte do Parque Nacional Hat Noppharat Tara. E foi locação do filme "A Praia", com Leonardo DiCaprio.