Jim Arrington já é bisavô e mantém uma rotina de ir à academia três vezes por semana.
Em 2015, ele foi reconhecido como o fisiculturista mais velho do mundo pelo Guinness World Records, o livro dos recordes.
Além da malhação, o vovô marombado ainda pratica uma dieta baseada em cogumelos e azeite para manter o físico em dia.
Arrington já é fisiculturista há mais de sete décadas; ele começou a pegar peso com 15 anos.
Por anos ele seguiu uma dieta com carne e leite, mas começou a notar que o corpo estava inflamando com o passar do tempo.
Por ter nascido prematuro, o norte-americano passou a infância lutando contra a asma e outras doenças.
Hoje vivendo em Los Angeles, ele diz não se impressionar com o próprio físico, mas se acha motivado a continuar participando de competições para a terceira idade.
"Eu via todos esses fisiculturistas fantásticos e sabia que a única maneira de conseguir isso seria ultrapassando todos. E foi exatamente o que fiz", disse.
Segundo um professor do local onde Arrington treina, o norte-americano faz "mais do que 60% de seus alunos ou de qualquer pessoa que vem a esta academia".
Em 2022, o idoso causou alvoroço ao posar nu para a revista Men’s Health.
Uma das grandes inspirações de Arrington foi o ex-fisiculturista norte-americano Ken Waller.
“[...] isso é essencialmente o que você precisa fazer: experimentar para ver o que funciona para você. Permaneci nisso por mais de 75 anos porque sou focado para objetivos", declarou Arrington.
O idoso já venceu a categoria acima de 80 anos em uma competição da Federação Internacional de Culturismo e Fitness.
Dentro do universo do fisiculturismo, Jim Arrington se tornou um exemplo claro de que a idade não deve ser vista como um empecilho para perseguir ambições e conquistar feitos notáveis.
Ainda assim, Jim Arrington frisou que pessoas com mais idade precisam ter cuidado na hora de treinar, uma vez que os corpos se tornam mais frágeis.
Jim tem 1,73 m, pesa 75 kg e compete por mais de 50 anos em disputas de fisiculturistas.
O fisiculturismo moderno tem suas origens no final do século XIX e início do século XX, com a contribuição de várias figuras importantes.
Eugene Sandow, nascido em 1867 na Prússia (atual Alemanha), é frequentemente considerado o "pai" do fisiculturismo moderno.
Ele ficou famoso por exibir seu físico musculoso em apresentações públicas, combinando poses e exercícios de força para entreter as pessoas.
Em 1891, ele organizou o primeiro concurso de fisiculturismo conhecido como "O Grande Show de Homens Fortes" em Londres, que foi um marco na história do esporte.
Entre outras figuras importantes que contribuíram para o crescimento do esporte está Charles Atlas, que promoveu exercícios de resistência e programas de treinamento físico nas décadas de 1920 e 1930.
Outro nome importante foi Steve Reeves, que se tornou uma sensação de Hollywood e um ícone fitness nas décadas de 1940 e 1950.