Algumas simpatias são bem conhecidas. E, para muitas pessoas, nem adianta dizer que é bobagem. Na hora H, a tentação fala mais alto. E (por que não?) elas acabam seguindo as superstições à risca, tintim por tintim. Veja algumas que são bem populares. Primeiro, os alimentos.
LENTILHA - Dizem que a lentilha deve ser o primeiro alimento do novo ano. Uma colher do grão logo depois da meia-noite ajudaria a realizar desejos. Não precisa ser lentilha pura. Pode estar com temperos e complementos. Além de dar sorte, é nutritiva. E cozinha rápido. Tudo de bom.
ROMÃ - Comum no Oriente Médio e no Mediterrâneo, serve para sobremesas e aperitivos. Símbolo de amor e fecundidade para os gregos. Reduz a pressão arterial e previne doenças vasculares. No Ano Novo é fruta da sorte. Basta comer, secar três sementes e guardar na carteira ao longo do ano.
CARNE DE PORCO - A imagem de leitões inteiros, assados, é reproduzida na arte e no cinema, em filmes de época. Símbolo de fartura que, com o tempo, ganhou sentido de prosperidade. O peru ainda é o campeão da ceia, mas a carne de porco, na verdade, é mais indicada, pois o porco fuça para a frente.
As aves não são indicadas para o Ano Novo porque ciscam para trás, o que, para os supersticiosos, é letal. Significa retrocesso, perda de conquistas já realizadas. Caranguejo, então, nem pensar. Mas nele ninguém pensa mesmo na hora das compras da ceia.
CANELA - A especiaria é gostosa, mas, neste caso, o objetivo não é comer. E, sim, espalhar canela em pó na entrada de casa. Para isso, a melhor maneira é colocar um pouco de canela nas mãos, chegar junto à porta e soprar.
FOLHA DE LOURO - A folhinha tão comum no tempero do feijão pode ser guardada na carteira em busca de sucesso. Reza a lenda que é preciso, inclusive, esperar o ano inteiro para retirá-la. Isso só deve ser feito quando outra, no Ano Novo seguinte, substituí-la.
TROUXINHA - Essa é um mix: três folhas de hortelã, três pétalas de rosa de qualquer cor e um pouco de arroz são colocados num pedaço de tecido verde. E aí a pessoa amarra para fazer uma trouxinha com fita dourada (que representa riqueza). Coloca, então, na porta de casa, mentalizando prosperidade.
Além de alimentos, as cores também inspiram simpatias. Cada uma teria o poder de realçar certo aspecto da vida. Os objetivos para o novo ano determinam a escolha da cor da roupa. Uma só coloração ou tons variados, em combinações estratégicas.
Veja os principais significados. Amarelo: prosperidade/ Azul: serenidade/ Branco: paz / Laranja: sucesso / Rosa: amor/ Verde: renovação/ Vermelho: paixão/ Violeta: inspiração
CUECA E CALCINHA - Quando se fala em cor no réveillon, o mais importante é acertar no tom da calcinha e da cueca, que, para a alegria do comércio, devem ser novos. Para os supersticiosos, uma boa escolha na cor da roupa de baixo aumenta as chances de sucesso no amor. Quem não arrisca não petisca.
Uma tradição comum é pular sete ondinhas na praia para fazer pedidos e agradecimentos. Mas poucos lembram que é preciso sair da água andando para trás, olhando o mar. A pessoa só deve ficar de costas para o mar depois que os pés saírem completamente da água. Respeito é bom!
Muitos fazem oferendas à Iemanjá. O humorista Leandro Hassum apresentava uma divertida esquete sobre presentes baratinhos para a orixá protetora do mar. "Ela não aceita e eles voltam", brincava. Os espelhinhos de R$ 1,99 ainda são campeões, mas esse hábito é politicamente incorreto: polui o mar.
MALA - Quem gosta de viajar tem uma simpatia específica. Dizem que pegar uma mala vazia e andar pelo quarteirão ou pelo condomínio atrai sorte para futuras viagens. Dar sete voltinhas ao redor da mala também é uma superstição bem cotada. Sugerimos que essa aí seja feita de forma discreta...
SAPATO - Essa só serve para quem vai passar o réveillon de sapatos ou tênis. Não dá para fazer com chinelo nem sandália. A simpatia pressupõe colocar dinheiro no calçado e passar o réveillon assim. Para proteger a cédula, uma dica é envolvê-la num plástico.
BANHO DE ERVAS - Folhas de eucalipto, melissa e hortelã são lavadas e colocadas para ferver em dois litros de água. Depois de esfriar um pouco, a pessoa toma banho morno jogando a água sobre a cabeça. E se seca com uma toalha branca.
Feliz 2024 para todos!