3 de outubro: A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos decidiu retirar Kevin McCarthy da presidência da casa legislativa. Foi a primeira vez que um presidente da Câmara foi destituído por meio da aprovação de uma resolução.
4 de outubro: Disponível em fase beta desde fevereiro, o Google enfim liberou o Android 14 para todos os usuários.
7 de outubro: Infiltrando-se a partir da Faixa de Gaza, o grupo extremista Hamas promoveu um ataque surpresa em Israel, que matou centenas de israelenses e deixou milhares de feridos.
7 de outubro: No mesmo dia, o holandês Max Verstappen se sagrou tricampeão mundial da Fórmula 1 ao vencer o GP do Catar.
7 a 15 de outubro: Na província de Herat, no Afeganistão, uma sequência de terremotos causou a morte de mais de 1.000 pessoas e deixou quase 2.000 feridas.
Os tremores, que também foram sentidos no Irã e no Turcomenistão, representaram a tragédia mais fatal no país desde 1998.
8 de outubro: Um dia depois dos ataques do Hamas, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou guerra ao grupo.
11 de outubro: Manaus foi classificada como uma das cidades com “pior qualidade do ar do mundo” devido à grande quantidade de fumaça provocada por queimadas.
14 de outubro: O fenômeno do eclipse solar anular, que acontece quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, pôde ser visto de diversas parte do mundo, inclusive do Brasil.
15 de outubro: Aos 35 anos, o político e milionário Daniel Noboa foi eleito o presidente mais jovem da história do Equador.
O triunfo de Noboa marcou o fim de uma campanha eleitoral violenta no Equador, que incluiu o assassinato de um dos candidatos, ameaças do narcotráfico e um rigoroso esquema de segurança durante as votações.
16 de outubro: O Rio Negro, um dos principais do estado do Amazonas, teve sua pior seca em mais de 120 anos ao atingir a marca de 13,59 metros.
17 de outubro: Um ataque com bombas ao hospital al-Ahli, na cidade de Gaza, resultou cerca de 500 mortes. Até hoje a autoria do ataque permanece um mistério.
24 de outubro: O regime ditatorial liderado por Daniel Ortega na Nicarágua extinguiu a ordem dos Frades Menores Franciscanos e outras 16 organizações não governamentais vinculadas à Igreja Católica e denominações evangélicas.
25 de outubro: O furacão Otis, classificado como de categoria 5 (a mais alta de todas), atingiu em cheio cidades como Acapulco e Guerrero, no México. Estima-se que mais de 100 pessoas tenham morrido.
25 de outubro: Um homem abriu fogo em uma pista de boliche na cidade norte-americana de Lewiston, no Maine, matando 18 pessoas e deixando outras 13 feridas.
28 de outubro: Pela Copa do Mundo de Rugby, a África do Sul bateu a Nova Zelândia na final e sagrou-se o primeiro país tetracampeão da história do torneio.
28 de outubro: No mesmo dia, um incêndio em uma mina de carvão no Cazaquistão causou a morte de pelo menos 45 mineiros.
29 de outubro: Doze pessoas morreram depois que um avião de pequeno porte caiu próximo à região do Aeroporto de Rio Branco, no Acre.