1º de dezembro: O Brasil passou a exercer a Presidência temporária do G20 (conjunto formado pelas 19 maiores economias mundiais, mais a União Europeia e a União Africana).
Essa responsabilidade vai durar um ano e terminará em 30 de novembro de 2024. É a primeira vez que o Brasil assume essa posição desde a criação do grupo no seu formato atual.
2 de dezembro: A Coreia do Sul confirmou o lançamento de seu primeiro satélite espião, como resposta aos vizinhos norte-coreanos, que também colocaram um módulo desse tipo na órbita da Terra.
2 de dezembro: Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu as Filipinas. O abalo ocorreu a uma profundidade de 32 km na região de Mindanau. Ao menos três pessoas morreram e oito ficaram feridas.
4 de dezembro: Depois de ter trechos vazados, a desenvolvedora Rockstar antecipou o trailer de um dos games mais aguardados de todos os tempos: Grand Theft Auto VI (popular “GTA VI”).
6 de dezembro: Três pessoas morreram depois que um homem promoveu um ataque a tiros na Universidade de Nevada, em Las Vegas, EUA. O autor dos disparos foi morto pela polícia.
7 de dezembro: Em cúpula realizada no Rio de Janeiro, foi anunciado que a Bolívia passou a fazer parte do Mercosul.
O país buscava entrar no bloco desde 2015, e a decisão final dependia apenas da aprovação do Brasil, uma vez que os outros países-membros já tinham concordado.
10 de dezembro: O economista Javier Milei tomou posse como novo presidente da Argentina, após ter vencido o canditado Sergio Massa nas eleições.
13 de dezembro: A COP28 (Conferência do Clima) aprovou um documento que apoia a mudança de combustíveis fósseis para fontes de energia mais limpas. Essa decisão foi respaldada por representantes dos 198 países participantes, marcando um progresso histórico na luta contra as mudanças climáticas.
16 de dezembro: O líder do Kuwait, Sheikh Nawaf al-Ahmad al-Sabah, morreu aos 86 anos. Seu meio-irmão, Sheikh Meshal al-Ahmad al-Sabah (foto), 83 anos, assumiu o cargo.
17 de dezembro: Um forte temporal atingiu o sul de Buenos Aires, na Argentina, com ventos de até 150 km/h. Treze pessoas morreram e outras 14 ficaram feridas.
18 de dezembro: Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu a província de Qinghai, no noroeste da China, e causou ao menos 148 mortes, além de deixar mais de 1000 pessoas feridas.
21 de dezembro: Um ataque a tiros na Universidade Charles, no centro de Praga, capital da República Tcheca, resultou na morte de pelo menos 14 pessoas e deixou outras 25 feridas.
O incidente foi considerado o mais letal desde que a República Tcheca conquistou a independência, há 30 anos.