Essa curiosa mudança de status aconteceu na virada de 2011 para 2012.
Em 2011, o governo do país insular da Polinésia, na Oceania, resolveu eliminar do calendário daquele ano o dia 30 de dezembro.
Naquele ano, os habitantes das ilhas que formam Samoa viraram a folhinha do dia 29 dezembro diretamente para o 31.
Na noite do dia 29 de dezembro de 2011, o então primeiro-ministro de Samoa, Tuilaepa Sailele Malielegaoi, fez um pronunciamento explicando que o país riscaria o 30 de dezembro do calendário daquele ano.
A medida alterou o fuso horário das ilhas de UTC-11 para UTC+13, deixando o lado oeste da Linha Internacional de Data para o lado leste.
A alteração cumpriu um objetivo econômico. Samoa passou a ter o horário próximo ao de Austrália e Nova Zelândia, os dois principais países da Oceania.
Até 2011, Apia, capital de Samoa, estava 20 horas atrás de Canberra, na Austrália. Com a alteração, passou a ficar duas horas à frente.
Em relação à Nova Zelândia, as ilhas passaram de 23 horas atrás para uma hora à frente.
"Para fazer negócios com a Nova Zelândia e Austrália, estamos perdendo dois dias úteis por semana", declarou à época Tuilaepa Sailele Malielegaoi.
"Quando é sexta-feira aqui, já é sábado na Nova Zelândia. E quando nós estamos na igreja no domingo, já estão fazendo negócios em Sydney e Brisbane, na Austrália', completou o governante, que foi primeiro-ministro de Samoa por 23 anos.
Ao lado de Kiribati, outro país da Oceania, Samoa passou a ser o primeiro a comemorar a virada do ano.
Quando no Brasil são ainda 8 horas da manhã do dia 31 de dezembro, os samoanos comemoram a entrada do novo ano.
Samoa ocupa o lado ocidental de um arquipélago maior, que foi dividido em 1899 entre Alemanha e Estados Unidos.
As ilhas orientais ficaram sob domínio dos Estados Unidos e, como território não incorporado é um país chamado Samoa Americana.
Samoa foi governado pelo império alemão até 1914, quando passou para o controle da Nova Zelândia.
Em 1962, Samoa tornou-se o primeiro país insular do Oceano Pacífico a conquistar a independência.
Até 1997, o país chamou-se Samoa Ocidental, quando o parlamento local aprovou a mudança de nome para unicamente Samoa.
Samoa é formado por duas ilhas principais - Upolu e Savai'i -, onde reside 99% da população. Há ainda oito ilhotas que compõem o país.
De acordo do dados de 2021, a população total de Samoa é de pouco menos de 220 mil habitantes. O país tem duas línguas oficiais, o inglês e o samoano.