Um exercício indicado para pessoas de qualquer idade. Que ajuda a manter a forma e auxilia a respiração, além de beneficiar a mente.
Nem todos os lugares têm boas ciclovias, mas alguns países, como Holanda e Dinamarca, mantêm malhas de alta qualidade para quem quer se deslocar usando a bicicleta. Uma inspiração.
Na Holanda, a malha cicloviária alcança um total de 32 mil quilômetros. A bicicleta faz parte da rotina dos cidadãos.
Na Dinamarca, 12 mil km de ciclovias facilitam a mobilidade urbana e atraem os ciclistas para trilhas em ambientes naturais de rara beleza.
Além das ciclovias tradicionais, existem vias incríveis, especialmente destinadas aos ciclistas, tanto no dia a dia como para o chamado cicloturismo. Veja algumas das mais impressionantes.
Ciclovia de Rottnest Island (Austrália) - Tem 22 km e fica à beira de praias paradisíacas, na Ilha de Rottnest. Carros não são permitidos no local, o que favorece ainda mais a prática do ciclismo e as caminhadas.
Ciclovia do Rio Reno (Alemanha, Suíça, França e Holanda) - São mais de 1.200 km passando pelos quatro países e cruzando trechos espetaculares - sendo 9 Patrimônios Culturais da Unesco.
Ciclovia Brilhante (Holanda) - Fica na cidade de Eindhoven, ao sul da capital Amsterdã, e brilha no escuro. A ciclovia foi inspirada no quadro "Noite Estrelada", do pintor holandês Van Gogh. O efeito é provocado por milhares de lâmpadas de LED, no tom azulado das estrelas.
Ciclovia do Caminho de Santiago de Compostela (Espanha) - Essa rota de peregrinação é Patrimônio Mundial da Unesco e tem sido percorrida há 12 séculos. São 748 km . Muitos caminham, mas outros tantos preferem pedalar.
Ciclotúnel de San Sebastian (Espanha) - Esse antigo túnel ferroviário foi transformando no maior túnel para ciclismo no mundo. Ele também tem uma utilidade prática: liga dois bairros que antes eram inacessíveis de forma direta.
Ciclovia Suspensa Hovenring (Holanda)- Mais uma ciclovia importante em Eindhoven. Inaugurada em junho de 2012, é uma rotatória em que os ciclistas seguem o percurso pela malha cicloviária sem interrupções. E ajuda a descongestionar o trânsito, já que os ciclistas têm preferência.
Ciclovia Suspensa de Copenhague (Dinamarca) - Chamada de Cykelslangen (serpente das bicicletas), liga a ponte Dybbolsbro à ponte Bryggebro. Com isso, os cicilistas não precisaram mais subir com as bicicletas até as pontes. Foi inaugurada em junho de 2014.
Ciclovia de Xiamen (China) - O mesmo escritório que projetou a ciclovia suspensa de Copenhague assinou o projeto de uma ciclovia suspensa de 8 km em Xiamen, na China. A pista tem 13 conexões com outros sistemas de transporte facilitando os deslocamentos da população.
Ciclovia Vennbahn (Luxemburgo, Bélgica e Alemanha) - Liga Aaachen, na Alemanha, a Troisvierges, em Luxemburgo, passando pela Bélgica. Atravessa esses três países num percurso que passa por castelos medievais e paisagens de natureza exuberante.
Ciclovia Avenue Verte (Inglaterra e França) - Essa ciclovia faz a ligação direta entre Londres e Paris para os amantes das pedaladas, com uma interrupção para a travessia do Canal da Mancha por ferryboat. Foi criada em 2012 para os Jogos Olímpicos.
Ciclovia Alta Via dei Monti Liguri (Itália) - Fica na região da Ligúria, no norte do país, e abrange trechos de montanhas e florestas, incluindo a cidade portuária de Gênova.
Ciclovia Carretera Austral (Chile) - É uma rodovia no sul clileno, com 1.240 km entre Puerto Montt e Villa O'Higgins . Embora não seja propriamente uma ciclovia, funciona como tal para quem quer fazer o percurso no pedal. Mas há trechos que precisam ser complementados por balsas.
Ciclovia Rota dos Sete Lagos (Argentina) - É um trecho da Rota 40 que margeia lagos cristalinos no norte da Patagônia. Liga as cidades de San Martin de los Andes e Villa La Angostura.
Ciclovia Otago Central Rail Trail (Nova Zelândia) - Corta a Cordilheira Escarpada que separa os Vales de Manuherikia e Ida. Inclui o viaduto Poolburn, de 37m de altura, dois túneis e uma ponte, passando por paisagens entre Auripo e Clyde.
Ciclovia do Rio Danúbio (Alemanha e Áustria) - Embora atravesse uma região montanhosa, a ciclovia foi projetada para ser plana. Atravessa parques, vilas, cidades medievais, passando perto de mosteiros e igrejas seculares e pelas capitais: Viena, Bratislava e Budapeste.
Ciclovia Trilha do Colorado (EUA) - O Colorado tem vários trilhas e uma das mais procuradas é em Summit County, em meio às montandas rochosas do centro-oeste americano. Uma paisagem de tirar o fôlego.
Ciclovia Solar (Coreia do Sul) - Tem este nome por causa de painéis solares instalados ao longo do percurso de 32 km, entre as cidades de Daejeon e Sejong.
Ciclovia Solar (Holanda) - Mas a primeira ciclovia solar foi a da Holanda. Fica em Krommenie, a noroeste de Amsterdã, e inovou ao prover energia para a cidade. Ao receberem a luz solar, painéis de concreto com células fotovoltaicas de vidro geram energia usada pela população.