O carnaval popular de rua já tem blocos desfilando pelas cidades brasileiras. Praticamente desde que o novo ano começou, a euforia tomou conta de quem curte o período carnavalesco.
O Carnaval 2024 começa na sexta-feira, dia 9 fevereiro. E em São Paulo o desfile das escolas de samba já acontece na largada: dias 9 e 10, no Sambódromo do Anhembi.
No Rio de Janeiro, o desfile das escolas de samba do Grupo Especial será nos dias 11 e 12 de fevereiro, na Sapucaí.
Em São Paulo, o período de pré-carnaval, com o festival Arena Carnaval SP 2024, teve início no dia 14 de janeiro.
A Arena Carnaval SP é um festival que agita o período pré-carnaval e é realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Em 2024, a programação da Arena Carnaval SP tem Belo Sorriso, Ensaios da Anitta e Bloco do Silva.
Belo Sorriso é um bloco carnavalesco que reúne o cantor Belo com o grupo de pagode Sorriso Maroto tocando grandes sucessos do samba e do pagode.
O Belo Sorriso agitou a galera no Memorial da América Latina na abertura da festa, no domingo, 14/01/24.
A abertura da Arena Carnaval SP 2024, antes do Belo Sorriso, foi com o cantor Salgadinho, ex-Katinguelê.
A próxima atração a subir no palco da Arena Carnaval SP será Anitta, com o ensaio do seu bloco carnavalesco, no dia 25/01/24 (quinta-feira).
O Bloco das Poderosas - ou Bloco da Anitta - foi lançado oficialmente em 14 de janeiro de 2016, no Rio de Janeiro. E passa por outras cidades brasileiras.
A terceira atração da Arena Carnaval SP será o Bloco do Silva, com o cantor e compositor reunindo um vasto repertório com pop, axé e MPB para agitar a multidão, no dia 27/01/24 (sábado).
O maior esquenta do carnaval de São Paulo se encerra em 04/02/24 (domingo) com mais um show dos Ensaios da Anitta.
A Arena Carnaval SP é realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo, um verdadeiro marco da capital paulista.
O Memorial da América Latina é um centro cultural, político e de lazer, inaugurado em 18 de março de 1989.
O Memorial foi projetado por Oscar Niemeyer, o maior arquiteto brasileiro e um dos mais prestigiados do mundo. E é um monumento à integração cultural, política, econômica e social da América Latina.
Com 84.482 m² no bairro da Barra Funda, o Memorial da América Latina é um projeto cultural desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro.
O complexo arquitetônico é constituído por vários edifícios dispostos ao longo de duas áreas unidas por uma passarela: o Salão de Atos, a Biblioteca Latino-Americana, a Galeria Marta Traba, o Pavilhão da Criatividade, o Anexo dos Congressistas e o Auditório Simón Bolívar.
O Memorial possui um acervo permanente de obras de arte, exibidas ao longo da esplanada e nos espaços internos, e conta com um centro de documentação de arte popular latino-americana.
A biblioteca possui cerca de 30 mil volumes, além de seção de música e imagens. O complexo promove exposições, palestras, debates, sessões de vídeo, espetáculos de teatro, música e dança.