A Rainha do Axé comandou uma multidão estimada em 300 mil pessoas pelas ruas do centro da Cidade Maravilhosa.
Convidada pelo "Chá de Alice", Daniela Mercury subiu ao palco de um enorme trio elétrico (2 andares e 19 metros de extensão) para cantar no comando do bloco "Chá da Rainha".
Daniela Mercury levou aos foliões sucessos de 40 anos de carnaval e muito mais.
Antes de subir no trio elétrico, a cantora revelou como se prepara para a intensidade do Carnaval de Salvador, onde ela costuma bombar na folia.
"Minha maior paixão é fazer o povo dançar. Não costumo comer nem beber antes das apresentações", disse Daniela Mercury ao jornal Extra.
"Na Bahia tem cada ladeira gigantesca, perto de casa. Eu subo e desço de 10 a 15 vezes no pique", afirmou a veterana de 58 anos.
"A frequência cardíaca fica alta. São 2h30 fazendo esse treino aeróbico e depois faço mais 1 hora de pilates, trabalhando abdômen, fortalecimento de glúteos, costas, braços e agachamento".
Gabriel, filho mais velho de Daniela Mercury, esteve junto da Rainha do Axé no trio do Rio de Janeiro e costuma fazer participações nos shows da cantora.
Antes de subir no trio elétrico, a única preocupação de Daniela Mercury era a concentração muito cedo (7h): "Talvez seja mais fácil eu ficar sem dormir (risos)".
Daniela Mercury, agora, se prepara para uma maratona no Carnaval de Salvador, onde estará, por exemplo, no Bloco Crocodilo.
Cantora, compositora, bailarina, instrumentista, atriz, empresária e produtora musical brasileira, nascida em 28/7/1965 em Salvador, Daniela Mercury iniciou a carreira ainda na década de 1980.
Em 1986, Daniela Mercury era a segunda cantora da Banda Eva, que, na época, era apenas um bloco carnavalesco que se apresentava no Carnaval de Salvador.
Em 1989, Daniela Mercury se tornou backing vocal da banda de Gilberto Gil.
O primeiro álbum como cantora solo, chamado "Daniela Mercury", saiu em 1991.
Deste álbum saiu o primeiro grande sucesso de Daniela Mercury, a canção "Swing da Cor", gravada com o Olodum.
No ano seguinte, em seu segundo álbum ("O Canto da Cidade"), saiu a canção homônima e que alçou Daniela Mercury a fenômeno da música nacional.
Ao todo, Daniela Mercury lançou 12 álbuns, sendo o último chamado "Baiana", de 2022.
Daniela Mercury venceu o Grammy Latino, em 2007, na categoria Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras por "Balé Mulato - Ao Vivo".
Bissexual, Daniela Mercury foi casada com Zalther Portela Laborda Póvoas (1984-96) e teve dois filhos: Gabriel Póvoas (1985) e Giovana Póvoas (1986).
Daniela Mercury, atualmente, é casada com Malu Verçosa e tem três filhas adotivas: Marcia Verçosa de Sá Mercuri, Alice Maria Verçosa de Sá Mercuri e Ana Isabel Verçosa de Sá Mercuri.