O anúncio foi feito na sexta-feira (02/02) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Um dos grandes destaques desse projeto é sua inovação e tecnologia, já que será o primeiro túnel desse tipo na América Latina.
A extensão total do túnel subaquático será 1,7 km de comprimento.
Uma dificuldade do projeto é sua profundidade, já que atravessará o canal do Porto de Santos, atingindo pelo menos 21 metros abaixo da superfície.
Para superar esse desafio, serão usados seis módulos de concreto pré-fabricados, que precisarão ser transportados até o local sem prejudicar o tráfego de navios no porto.
Carros, bicicletas, VLT e até pedestres serão permitidos no túnel, que passará por baixo do canal do Porto de Santos.
O túnel terá três pistas em cada direção e uma delas adaptada para o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).
Segundo o comunicado do Governo de São Paulo, o túnel vai encurtar o tempo de viagem entre as duas cidades em aproximadamente 50 minutos.
O trajeto completo de carro, por exemplo, deve durar cerca de um minuto e meio.
Além disso, o túnel deve aliviar o tráfego na Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e dará prioridade de passagem no canal do porto para navios de carga e passageiros.
Embora o anúncio seja recente, a ideia do projeto já existe há cerca de 100 anos e passou por várias mudanças com o passar do tempo.
A construção será feita em parceria entre o setor público e o privado (as chamadas PPPs), com um custo previsto de R$ 5,8 bilhões.
O túnel também terá um pedágio que deve custar R$ 12,30 para veículos de passeio em dias úteis, o mesmo valor que é cobrado atualmente pelas barcas. Pedestres poderão atravessar gratuitamente.
Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá é feita por balsas, que operam 24 horas por dia, 7 dias por semana. A viagem dura cerca de 7 minutos e transporta veículos, pedestres e ciclistas.
Com uma população de pouco mais de 433 mil pessoas, Santos fica localizada no litoral do estado de São Paulo, a cerca de 70 km da capital paulista. A cidade é banhada pelo Oceano Atlântico e pela Baía de Santos.
Fundada em 1546 por Brás Cubas, Santos é uma das cidades mais antigas do Brasil e tem atualmente o maior porto da América Latina e um dos mais importantes do mundo, o Complexo Portuário de Santos.
A cidade também ostenta um rico patrimônio histórico, com construções como o Museu Pelé (foto), a Bolsa Oficial de Café e o Outeiro de Santa Catarina.
Já Guarujá fica situado na Ilha de Santo Amaro, na Região Metropolitana da Baixada Santista, a cerca de 95 km da capital, São Paulo.
A cidade é um destino popular para quem busca relaxar nas belas praias e aproveitar as diversas opções de lazer.
Com uma população estimada em pouco mais de 311 mil habitantes, Guarujá é conhecida por suas praias que atraem turistas de todo o país, como a Praia da Enseada, a mais extensa do município, com 8 km de comprimento.
Outras destinos que são procurados pelos turistas são a Praia do Tombo, Praia das Pitangueiras, Praia de Guaiúba, o Mirante do Morro da Campina (foto) e o Forte dos Andradas.