Os atores Ryan Gosling e Emily Blunt subiram ao palco e anunciaram a exibição de um vídeo curto que celebrou o trabalho dos dublês e sua importância para a indústria do cinema.
Os dois vão estrelar o filme de comédia e ação 'O Dublê', que tem previsão de estreia para 3 de maio de 2024 no Brasil.
Apesar da expectativa de algumas pessoas, a tão aguardada categoria de dublês no Oscar não foi anunciada.
Ao longo de quase 100 edições, a Academia nunca reconheceu os dublês, que são peça fundamental para tornar a magia do cinema realidade em cenas de ação intensa.
Em sequências de perseguições de carro e acrobacias mais elaboradas, por exemplo, muitas vezes os dublês arriscam suas vidas no processo de filmagem.
Embora não tenha tido nenhuma confirmação de uma nova categoria, a homenagem pode ter sido um sinal de que a Academia esteja considerando reconhecer oficialmente esses profissionais.
Em uma entrevista dada em 2023, Chad Stahelski, ex-coordenador de dublê e diretor da franquia de ação John Wick, comentou sobre o tema: 'As conversas finalmente começaram há alguns meses entre a Academia e um grupo de coordenadores de dublês'.
Mas ele ponderou: 'A questão é que não tivemos conversas reais sobre como você determina o que premiar. Como é para melhor dublê? É a melhor coreografia? Melhor sequência de ação? Melhor conjunto de dublês?'
'[...] Quem recebe o prêmio? Todas essas são ótimas questões que precisam ser discutidas por indivíduos inteligentes de ambos os lados, a comunidade de dublês e a Academia', avaliou o diretor.
Várias categorias técnicas já contam com premiações no Oscar, como figurino, som, fotografia, maquiagem, entre outras.
O Emmy Awards, considerado o 'Oscar da TV', já inclui categorias para áreas técnicas próximas aos dublês, como Melhor Coreografia, por exemplo.
Recentemente, jornalistas especializados e críticos de cinema vêm defendendo a criação de uma categoria específica para os dublês.
No início de 2023, a Academia criou o Ramo de Produção e Tecnologia, formado por 400 pessoas que ocupam cargos técnicos e de produção importantes, dos quais quase 100 são coordenadores de dublês.
A proposta de criar um novo grupo na Academia para coordenadores de dublês precisa ser aprovada pelo Comitê de Membros. Veja as habilidades necessárias que um dublê profissional precisa ter!
Treinamento físico intenso: Acrobacias, lutas, quedas, saltos, direção de veículos e muito mais exigem força, resistência, flexibilidade e coordenação impecáveis.
Domínio de técnicas específicas: Cada tipo de cena de ação exige técnicas específicas, como parkour, artes marciais, escalada, paraquedismo, mergulho e muito mais.
Capacidade de adaptação: Cada set de filmagem apresenta desafios únicos, exigindo adaptabilidade e improvisação.
Controle emocional: Manter a calma e a concentração em situações de alto risco é fundamental para a segurança e o sucesso da cena.
Além disso, existem vários tipos de dublês, com profissionais se dedicando a áreas específicas como: dublês de ação, de altura, de fogo, animais e de veículos.
Apesar dos desafios, a paixão pela adrenalina e a dedicação à segurança impulsionam os dublês a continuarem realizando seu trabalho com excelência, contribuindo para a magia do cinema e da televisão.