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‘Carros voadores’ da Embraer já têm data para começar a circular


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Divulgação/Joby Aviation

Segundo o g1, os veículos, que terão capacidade para quatro passageiros e um piloto, já contam com quase 3 mil encomendas e devem começar a operar em 2026.

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Antes disso, eles ainda precisam passar por uma regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que supervisiona as atividades da aviação civil no Brasil.

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Os eVTOLs têm uma estrutura parecida com a dos helicópteros, mas foram projetados para viagens curtas, dentro da mesma cidade ou para cidades vizinhas.

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Eles são equipados com motores elétricos, ao contrário dos helicópteros, que usam querosene ou gasolina.

Divulgação / Eve Air Mobility

Além disso, os eVTOLs têm asas que podem ser presas no veículo, e um tipo de hélice também difere dos helicópteros.

Divulgação Eve Air Mobility

A Anac recentemente iniciou uma consulta para receber sugestões sobre como certificar os 'eVTOLs' fabricados pela empresa brasileira.

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Um exemplo é o EVE-100, também chamado de 'carro voador', desenvolvido pela Eve Air Mobility, uma empresa de mobilidade urbana da própria Embraer.

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Ele será fabricado em Taubaté (SP) e tem como objetivo tornar os voos dentro das cidades mais acessíveis para as pessoas.

Divulgação Eve Air Mobility

A Anac informou que a consulta setorial para os eVTOLs da Eve pode ser acessada no site oficial da agência e ficará disponível até esta sexta-feira (15/03).

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O objetivo é receber feedback sobre os critérios de segurança que serão estabelecidos para o modelo da Eve, como por exemplo peso e equilíbrio; estrutura; características de navegação; prevenção de incêndios; e durabilidade de equipamentos.

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Com o resultado da consulta, a Anac pretende analisar e definir quais das propostas podem ser incluídas no regulamento final do projeto.

Elza Fiúza - Agência Brasil

Justamente por ser um modelo novo na aviação, por enquanto não existe um modelo de regulamento específico para os eVTOLs.

Divulgação/Eve

Com isso, os critérios de segurança usados para certificar o 'carro voador' da Embraer serão baseados nos requisitos do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC).

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“Cada modelo de aeronave precisa seguir critérios internacionais e específicos do país onde são fabricados. Mas com os carros voadores tudo é uma grande novidade', declarou o especialista em aviação, Fernando Capuano.

Divulgação/Embraer

'É uma nova categoria, que não existia até hoje. Ainda não existe um conjunto de regras para os 'eVTOLs' e para o EVE-100', esclareceu. Veja como serão as viagens a bordo do 'carro voador'!

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A Eve anunciou que os eVTOLs terão alcance máximo de 100 km, reduzindo as viagens dentro das cidades de uma hora para apenas 15 minutos, cobrindo 99% das rotas urbanas.

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Comparado a um helicóptero, os 'carros voadores' terão custo operacional e de manutenção mais baixos, além de emitirem menos ruído. Por ser elétrico, não terão emissão de CO2.

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A empresa afirmou que os voos oferecidos pelos operadores devem atuar em rotas específicas, como transporte para aeroportos e 'vertipots' (um tipo de heliporto). Também estão previstos voos turísticos.

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Por enquanto, espera-se que São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Francisco (EUA) sejam os primeiros lugares a receber os 'carros voadores'. Também há possíveis clientes na Noruega, Austrália, Quênia, Dubai e Reino Unido.

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A empresa prevê que o custo de uma viagem será mais parecido com o de um carro por aplicativo do que com um voo de helicóptero. Em um estudo prévio, uma viagem entre a Barra da Tijuca (Zona Oeste do RJ) e o aeroporto do Galeão, sairia por R$ 99.

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De acordo com a Eve, até o momento, são 28 clientes em todos os continentes. No Brasil, dos 2.850 eVTOLs encomendados, 285 veículos, 100 irão para a Avantto, 50 para a Helisul, 40 para a FlyBIS, 25 para a Flapper e 70 para a Voar.

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A empresa diz que o serviço poderá ser acessado através de aplicativos de compartilhamento, similares aos de carro. Será possível comprar um assento em um determinado trajeto oferecido por um operador.

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