Um ano após ser construído, o navio colidiu com um muro no Porto de Antuérpia. Na ocasião, ninguém se feriu.
O navio, conhecido como 'Dali', foi fabricado em 2015 pela Hyundai Heavy Industries, na Coreia do Sul.
Antes de começar a viagem atual, o navio havia voltado do Panamá para os Estados Unidos em 19/03/24 e estava ancorado em Nova York.
O Dali chegou à cidade de Baltimore no sábado (23/03) e passou dois dias parado no porto. Ele partiu do porto de Baltimore por volta da 1h da manhã em uma viagem de 27 dias até o Sri Lanka quando atingiu em cheio a ponte Francis Scott Key, na terça-feira (26/07).
O vídeo impressionante que mostra o momento da colisão -- e a ponte inteira caindo -- viralizou nas redes sociais.
A estrutura toda da ponte colapsou e diversos carros que atravessavam o percurso naquele momento caíram no lago. Até a tarde desta quarta-feira (27/03), seis pessoas continuam desaparecidas.
À CNN, a presidente do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA, Jennifer Homendy, informou que os investigadores conseguiram embarcar no navio na manhã desta quarta-feira (27/03) para realizar uma perícia.
“No momento, temos o registro de dados, que é essencialmente a ‘caixa preta’. Enviamos isso de volta ao nosso laboratório para avaliar e começar a desenvolver um cronograma dos eventos que levaram à colisão na ponte”, declarou.
Instantes após o incidente, as autoridades dos EUA descartaram a possibilidade de terrorismo.
Horas depois, fontes informaram ao New York Times que o navio perdeu propulsão devido a um problema elétrico momentos antes da colisão.
Segundo a Autoridade Marítima e Portuária de Cingapura, haviam dois pilotos e 22 tripulantes a bordo. A embarcação tinha quase 300 metros de comprimento e 50 de largura.
Segundo o governador de Maryland, Wes Moore, a tripulação do navio chegou a pedir ajuda antes de bater na ponte. Com isso o trânsito foi bloqueado, impedindo que mais veículos estivessem passando por lá no momento do acidente.
Em um comunicado, a empresa de transporte marítimo Maersk anunciou que havia alugado o navio, que estava transportando carga da multinacional.
Em 2023, uma inspeção feita no navio-cargueiro em um porto do Chile mostrou que a embarcação já apresentava problemas nas 'máquinas de propulsão e auxiliares'.
Desde 2015, o Dali passou por 27 inspeções, conforme um banco de dados mantido pela empresa Equasis. Outra falha, um casco danificado que afetava a navegabilidade, foi encontrada em 2016, no porto de Antuérpia.
Inaugurada em 1977, a ponte Francis Scott Key era uma via importante na região justamente por atravessar o rio Patapsco, perto do porto de Baltimore.
Só em 2023, mais de 12,4 milhões de veículos passaram pela Francis Scott Key, de acordo com um relatório do governo estadual.
De acordo com informações do jornal The New York Times, quando foi construída, a ponte custou cerca de US$ 141 milhões, o que hoje daria cerca de US$ 735 milhões (R$ 3,6 bilhões, na conversão atual).
Depois de algumas horas, os serviços de emergência confirmaram que tinham resgatado duas pessoas do rio. Um risco era a temperatura da água, que estava em torno de 9ºC no momento do acidente.
Estima-se que uma pessoa submersa consiga sobreviver aproximadamente três horas nestas condições de temperatura.
Outra característica que pesa contra os desaparecidos é o fato de que o rio Patapsco, o qual a ponte cruzava, tem cerca de 15 metros de profundidade.
Além disso, o governador Moore observou que o acidente pode ter um grande impacto na economia local.
O presidente Joe Biden afirmou que está comprometido em ajudar a reconstruir a ponte o mais rápido possível: “É minha intenção que o governo federal pague todo o custo da reconstrução daquela ponte. E espero que o Congresso apoie meu esforço'.
'Quinze mil empregos dependem desse porto e faremos tudo o que pudermos para proteger esses empregos e ajudar esses trabalhadores. É um dos elementos mais importantes para a economia do Nordeste [dos EUA] e para a qualidade de vida', finalizou Biden.