Em uma época pré-internet, as pessoas frequentavam as unidades dessas redes varejistas em diversas cidades pelo Brasil para fazer compras e também preencher horas de lazer em família.
O portal da revista Exame mostrou o que aconteceu com cinco dessas chamadas Magazines que foram gigantes do mercado nacional décadas atrás. Confira a seguir!
Mesbla - Inaugurada no Rio de Janeiro em 1912, foi uma magazine dominante por seguidos anos no mercado varejista. Em suas imensas lojas, os clientes encontravam variedade impressionante de produtos (de móveis e eletrodomésticos a roupas).
Em uma época pré-internet, as pessoas frequentavam as unidades dessas redes varejistas em diversas cidades pelo Brasil para fazer compras e também preencher horas de lazer em família.
Nos anos 80, a Mesbla viveu seu auge de popularidade com 180 pontos de venda espalhados pelo Brasil. Na década seguinte, o crescimento de estabelecimentos de nicho e shoppings centers provocou o declínio da empresa.
A Mesbla foi vendida ao empresário Ricardo Mansur em 1997 após passar por um processo de concordata, mas acabou falindo. Em 2022, os empresários Marcel Jeronimo e Ricardo Viana desembolsaram cerca de 500 mil reais para reativar o site da Mesbla. A loja existe hoje unicamente como loja digital.
Mesbla - Inaugurada no Rio de Janeiro em 1912, foi uma magazine dominante por seguidos anos no mercado varejista. Em suas imensas lojas, os clientes encontravam variedade impressionante de produtos (de móveis e eletrodomésticos a roupas).
Mappin - Nasceu em São Paulo no ano seguinte à Mesbla, em 1913, e tornou-se a maior concorrente da rede carioca. Foi pioneira no modelo de lojas com vitrine de vidro nas fachadas.
A Mappin também chegou ao ápice comercial nos anos 80. Na década seguinte, a empresa comprou a Sears, outra rede varejista, mas acabou entrando em desequilíbrio contábil que afetou decisivamente sua operação.
A Mesbla foi vendida ao empresário Ricardo Mansur em 1997 após passar por um processo de concordata, mas acabou falindo. Em 2022, os empresários Marcel Jeronimo e Ricardo Viana desembolsaram cerca de 500 mil reais para reativar o site da Mesbla. A loja existe hoje unicamente como loja digital.
À exemplo da Mesbla, a Mappin foi comprada pelo empresário Ricardo Mansur e faliu em 1999. Uma década mais tarde, a rede Marabraz comprou em leilão público o direito de usar a marca por cinco milhões e lançou um comércio eletrônico que segue ativo.
Arapuã - Rede varejista que teve muito prestígio nas décadas de 70 e 80, especialmente no mercado de eletrodomésticos.
A Mappin também chegou ao ápice comercial nos anos 80. Na década seguinte, a empresa comprou a Sears, outra rede varejista, mas acabou entrando em desequilíbrio contábil que afetou decisivamente sua operação.
À exemplo da Mesbla, a Mappin foi comprada pelo empresário Ricardo Mansur e faliu em 1999. Uma década mais tarde, a rede Marabraz comprou em leilão público o direito de usar a marca por cinco milhões e lançou um comércio eletrônico que segue ativo.
Após entrar em concordata em 1998, passou por arrastado processo judicial de mais de duas décadas. Após idas e vindas em decisões de tribunais, em 2020 o Superior Tribunal de Justiça decretou a falência da Arapuã.
Arapuã - Rede varejista que teve muito prestígio nas décadas de 70 e 80, especialmente no mercado de eletrodomésticos.
Ultralar - Inaugurada em 1956 como loja de fogões a gás, era um braço da Empresa Brasileira de Gás a Domicílio (futura Ultragás). Logo expandiu seus negócios e passou a vender outros produtos, ganhando corpo entre as maiores varejistas do Brasil.
Nos anos 90, apesar de registrar um faturamento superior a dois bilhões, começou a sofrer as consequências dos altos índices de inadimplência nas vendas a prazo e viu a dívida se avolumar.
O negócio evoluiu a ponto de a empresa abrir um hipermercado, o Ultracenter Ultralar, que seria vendido ao Carrefour. Nos anos 90, a Ultralar foi comprada pelo Grupo Susa Vendex e, depois, passou às mãos do empresário Paulo dos Santos.
Após entrar em concordata em 1998, passou por arrastado processo judicial de mais de duas décadas. Após idas e vindas em decisões de tribunais, em 2020 o Superior Tribunal de Justiça decretou a falência da Arapuã.
Ultralar - Inaugurada em 1956 como loja de fogões a gás, era um braço da Empresa Brasileira de Gás a Domicílio (futura Ultragás). Logo expandiu seus negócios e passou a vender outros produtos, ganhando corpo entre as maiores varejistas do Brasil.
O negócio evoluiu a ponto de a empresa abrir um hipermercado, o Ultracenter Ultralar, que seria vendido ao Carrefour. Nos anos 90, a Ultralar foi comprada pelo Grupo Susa Vendex e, depois, passou às mãos do empresário Paulo dos Santos.
Derrotada pela concorrência, a Ultralar fechou as portas em 2000 e vendeu seus 17 pontos de venda para as Casas Bahia.
Eletroradiobraz e Jumbo Eletro - A Eltroradiobraz foi inaugurada no bairro do Braz, em São Paulo, nos anos 40, como empresa de consertos de rádios e eletrodomésticos de pequeno porte. Suas atividades foram se expandindo e o negócio virou uma grande loja de departamentos no mesmo local.
Nos anos 70, a empresa ingressou no setor de supermercados. Em 1971, abriu um hipermercado no bairro da Ãgua Branca, na capital paulista, mas pouco tempo depois viveu dificuldades financeiras e vendeu as operações ao Grupo Pão de Açúcar.
Com a venda, os supermercados passaram a ser chamados de Pão de Açúcar e os hipermercados se transformaram em Jumbo Eletro - mais tarde rebatizados de Extra.
Com a venda, os supermercados passaram a ser chamados de Pão de Açúcar e os hipermercados se transformaram em Jumbo Eletro - mais tarde rebatizados de Extra.
O Grupo Pão de Açúcar deixou em 2021 a operação de hipermercados e vendeu as lojas do Extra para o Assaí Atacadista.