Galeria Terra

Policiamento com búfalos é atração turística na ilha de Marajó


Flipar
Reprodução de vídeo R7

O ‘Baratinha’ e o ‘Canária’, como são chamados dois búfalos do 8º BPM, vão até o porto do município receber turistas que vêm de outros estados do Brasil e diversos países para ver de perto o policiamento e registrar com selfies o momento ao lado do animal.

Reprodução de vídeo R7

“O búfalo é um atrativo para as pessoas de fora e isso aproxima a Polícia Militar do Pará ao turista e, naturalmente, à população aqui da terra, porque o animal é o símbolo do Marajó, e o policiamento ostensivo se alinha com esse aspecto cultura da região”, destacou o comandante do 8º Batalhão, tenente-coronel Wilson Carlos de Araújo Filho.

Reprodução de vídeo R7

“Esse policiamento é interessante e único, porque nas outras cidades não é comum a gente ver búfalos no meio da rua, muito menos sendo utilizado no serviço policial. Eu costumo ver todos os dias os policiais e isso me deixa tranquila e me traz a sensação de segurança’’, disse a professora Ana Paula.

Divulgação

A unidade exerce o policiamento com búfalos num município que mesmo com o passar do tempo, ainda preserva o bucolismo, a cultura e a identidade dos moradores da região.

Reprodução/Tik Tok

Soure é um município brasileiro localizado na zona fisiográfica da Ilha de Marajó, no estado do Pará, na Região Norte do Brasil. Foi fundada em 20 de janeiro de 1847 por Francisco Xavier de Mendonça Furtado e está localizada a 80 km da capital paraense Belém.

Reprodução/Tik Tok

O atual município de Soure, primitivamente era uma aldeia dos índios Muruanazes, onde na época colonial do Brasil residiram alguns missionários. No século XVIII, se constituía na freguesia de Menino Deus.

Reprodução/Tik Tok

Assinatura de Acordo com Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia

Emanuelle Sena/ AscomAGU

Gouvêa destacou como o rebanho no Marajó chegou ao patamar de mais 600 mil cabeças apenas com a importação feita por Vicente Chermont de Miranda. Para ele, a entrada dos animais ocorreu pela costa da ilha. Os búfalos, por serem fortes e exímios nadadores, sobreviveram às viagens entre continentes.

Reprodução/Youtube

Veja Mais