Galeria Terra

Macacos soltos pelas ruas ‘tocam o terror’ em cidade na Tailândia


Flipar
Reprodução Facebook

Faz tempo que os macacos fazem parte da paisagem urbana de Lopburi. A cidade investiu nesse tipo de atrativo para receber turistas. As pessoas posavam para fotos com os macacos e se acostumaram a vê-los em tudo que é lugar. Com a pandemia, a situação mudou, pois os animais passaram a agir de forma destrutiva.

Supercarwaar wikimedia commons

Em 2020, houve até uma campanha de esterilização para que eles parassem de procriar. Mas até agora isso não surtiu efeito. A macacada continua lotando os bairros de Lopburi e causando prejuízos a quem vive no local.

FABIENNE TOMASCHEWSKI wikimedia commons

Recentemente, moradores e comerciantes de Lopburi fizeram um protesto, espalhando faixas com pedidos de mudança na legislação para impedir que macacos fiquem espalhados pelas ruas da cidade. Entretanto, os próprios macacos destruíram as faixas.

Lopburri fica a 150 km da capital Bangkok, ocupa uma área de 6,8 km² e tem cerca de 27 mil habitantes. É uma das cidades que atraem visitantes no país asiático, famoso por belezas naturais e cultura exótica.

Bjoertvedt • wikimedia commons

O dia 13 de abril marcou o início de um novo ano na Tailândia. Em vez de 2024, a nação asiática vive o ano 2567 do calendário budista. Na celebração, chamada Songkran, as pessoas jogam água umas nas outras - nas chamadas batalhas de água - com uma ideia de purificação. As famílias se reúnem e também oferecem comida aos monges.

JJ Harrison/Wikimedia Commons

A Tailândia é um dos países mais atraentes da Ásia. Praias esplendorosas, diversidade de fauna e flora, povo receptivo a turistas, riqueza cultural envolvendo gastronomia e religião são alguns dos aspectos que fazem deste país um destino bastante procurado. Veja alguns locais que atraem visitantes.

Imagem de Michel Bertolotti por Pixabay

O Damnoen Saduak Market, na província de Ratchaburi, é um singular mercado flutuante, o mais famoso do país,com frutas, comidas e lembrancinhas típicas. Além das lojas, tem grande diversidade de restaurantes. É possível transitar neste comércio a pé pelas bordas ou alugando um barco.

Reprodução do site https://pxhere.com/en/photo/770095

Ayutthaya corresponde a uma das antigas capitais da Tailândia. Ótima opção de passeio cultural em seu parque arqueológico repleto de estátuas centenárias e templos budistas pouco conservados, mas que remetem a uma era gloriosa. A cidade era uma das mais relevantes na Ásia, mas foi destruída em uma guerra no século XVIII.

Diego Delso / Wikimedia Commons

Ainda no campo da fé, o Budismo predomina no país e diversos monumentos e templos estão espalhados pelo território. Um dos principais é o de Big Buddha (O Grande Buda), situado na ilha de Koh Samui, no sul da Tailândia. Cheio de detalhes, o local permite um mergulho na cultura asiática e na religião.

Maksim Sundukov - Wikimédia Commons

Já o templo do ‘Buda de Esmeralda’ é considerado o mais sagrado do território. O espaço fica dentro do Grande Palácio da Cidade Velha de Bangkock, que chama a atenção pela ornamentação e pela estátua de Buda, anterior ao século XV, em posição de meditação e com roupagens de ouro.

Reprodução do Pixabay.com

Com relação às ilhas paradisíacas, ‘Koh Phi Phi’ oferece paisagens com penhascos de calcário e verde em abundância. Apesar de pequena, é um dos principais destinos dos turistas. Assim, a vida noturna acaba sendo bem ativa, repleta de bares, casas noturnas e ruas bastantes movimentadas.

Reprodução do Pixabay.com

A ilha ‘Phing Kan’ se sobressai pelas variadas formações rochosas que se projetam para fora das águas verde esmeralda. O local também passou a ser conhecido como ‘Ilha de James Bond’ após ser cenário do filme '007 – o homem com a pistola dourada' e virou um destino bastante procurado por turistas.

Reprodução pxhere.com/en/photos?q=James+Bond+Island&search=Phi+Phi+Islands

As ilhas Similan tem como diferencial o fato de ser composta por densas florestas acompanhadas por encostas estruturadas por rochas que ficam às margens de um esplendoroso mar de tom azul cristalino. Aliás, está entre os melhores lugares para praticar mergulho pelo mundo.

Reprodução do site pxhere.com/en/photo/624285

A ilha de Bamboo se encaixa em situação semelhante, pois é bastante procurada por turistas devido ao encanto das paisagens naturais. Não há hotéis na região, os únicos residentes são pescadores. Até por isso a visitação é liberada apenas por um certo período, devido também à maré alta.

Reprodução do site deixadefrescura.com

Ainda na região, a praia de Maya Bay se tornou famosa após ter sido palco de cenas do filme “A Praia”, estrelado por Leonardo DiCaprio. Tal movimento foi tão impactante que o local foi fechado para visitas por cinco anos para recuperação dos corais. O aspecto mais chamativo está na água, quase transparente.

Reprodução do site https://pxhere.com/en/photo/1372284

O cenário se repete para praias de outras áreas da Tailândia como Koh Phangan (foto) e Koh Tao. Tais zonas são bastante visitadas pelos apaixonados por mergulho devido à qualidade de condições que é oferecida. Outros atrativos são a imensa variedade de vida marinha no local e preços mais acessíveis.

Reprodução Pixabay.com

O Simon Cabaret é um dos shows mais glamourosos do país. Trata-se de um espetáculo colorido que oferece uma grande pluralidade cultural a cada apresentação. Uma viagem que vai do Egito até a América Latina e ainda passa pela China antes de retornar à Tailândia. Combina música, comédia e dança.

Reprodução do facebook.com/simoncabaretphuket/

Já em Chiang Mai, a sugestão é visitar o Elephant Retirement Park, um santuário que cuida de cerca de 45 elefantes, grande parte salva de alguma situação de risco ou de maus-tratos. Os visitantes têm experiências como alimentar e dar banho neles, além de andar pelo campo e conhecer as histórias de alguns.

Reprodução do site elephantnaturepark.org

Bangkok é a capital, o centro financeiro, cultural e histórico da Tailândia. Bem como um dos destinos mais visitados por turistas no mundo e já venceu quatro vezes o prêmio de ‘Melhor Cidade do Mundo’ concedido pela renomada revista de viagem norte-americana ‘Travel + Leisure’.

Reprodução Pixabay.com

A cidade conta com um aquário, o ‘Bangkok Sea World’, o maior do Sudeste Asiático, com uma extensão de 10.000 m². O espaço abriga centenas de espécies marinhas e visa a unir entretenimento e educação por meio de programas para conscientização sobre o ambiente aquático.

Reprodução do Youtube Canal Oriental Escape

No âmbito gastronômico há uma excursão chamada ‘Bangkok Midnight Food’. Voltada para os estrangeiros que estão conhecendo o país, se baseia em um passeio por táxis peculiares de três rodas com algumas paradas no caminho para experimentar comidas típicas.

Reprodução do Youtube Canal Mark Wiens

A cidade velha de Phuket possui uma rota gastronômica e cultural semelhante, mas que é feita a pé pelas ruas e acompanhada por um guia. Durante o período da manhã os visitantes passam por bancas e barracas descobrindo as influências culinárias sobre a ilha, principalmente internacionais vindas da China e Malásia.

Reprodução do Pixabay.com

O prato mais representativo da cultura tailandesa é o pad thai, de origem chinesa, um macarrão de arroz frito acompanhado por camarão e frutos do mar. Contudo há versões com frango, porco ou vegetariano. Outros ingredientes essenciais são ovos, tofu, suco de tamarindo, molho de peixe, alho e cebolinha.

Imagem de Sharon Ang por Pixabay

As frutas também são presentes na gastronomia da Tailândia. Um exemplo é Som Tam, que consiste em uma salada de mamão verde e uma mistura de sabores sendo picante, azedo, doce, além de crocante. É geralmente servido frio com pimenta, alho, tomate e salpicado com molho de peixe.

Imagem de pairote mangsa por Pixabay

Estudos arqueológicos e paleontológicos também são realizados em vários pontos do país. Em novembro de 2023, doze espécies de trilobitas, criaturas marinhas com cabeças em forma de meia-lua que respiravam pelas pernas, foram descobertas numa área pouco explorada da Tailândia, em estudo publicado na revista Papers in Palaeontology.

Nobu Tamura/UC Riverside

Estima-se que elas permaneceram escondidas por 490 milhões de anos. Para alguns cientistas, elas podem ser a peça final do quebra-cabeça da Terra Antiga. Isso porque os trilobitas viveram às margens de Gondwana, antigo supercontinente que incluía a Austrália.

Divulgação / Papers in Palaeontology

Veja Mais