Mundo

Na China, 2024 é o ano 4722: Ano do Dragão


Flipar
Imagem de Gordon Johnson por Pixabay

Com início no dia 10 de fevereiro, o Ano chinês atual é dedicado ao Dragão. Na China, os signos duram um ano inteiro, não apenas um mês.

Imagem de SpiderM por Pixabay

No ano passado (2023 para os ocidentais e 4721 na China), o animal foi o Coelho. E o ano começou em 22 de janeiro. Para os orientais, o Coelho no calendário é símbolo da paz, do intelecto e da cautela.

Imagem de hartono subagio por Pixabay

Segundo a mitologia, o coelho foi um dos 12 animais que disputaram uma competição cósmica de natação que acabou determinando a ordem dos signos do zodíaco chinês. Mesmo sem nadar bem, o animal usou seu intelecto e cruzou o rio em uma jangada.

Imagem de Pexels por Pixabay

O Dragão é o único ser mítico do calendário chinês, pois todos os outros 11 animais existem de verdade. São eles: Coelho, rato, boi, tigre, serpente, cavalo, carneiro, macaco, cachorro, galo e porco.

Imagem de MarinaRossi por Pixabay

O Dragão vai dominar o calendário chinês até 28/1/2025 (na nossa data). Então, começará, para os orientais, o ano de 4723.

josch 13 pixabay

Para os chineses, o Dragão é o guardião da riqueza e do poder. Um símbolo de prosperidade. Mas também indica extravagância e mania de grandiosidade.

Imagem de MarinaRossi por Pixabay

Na época de virada do ano, milhões de pessoas viajam para celebrar o Ano Novo Chinês com a família. Um momento que eles consideram bastante importante.

Imagem de Nel Botha por Pixabay

No calendário chinês, o ano é o fim de 12 ciclos completos da Lua. O ano lunar tem cerca de 354 dias, que é o tempo para que a Lua atravesse 12 ciclos completos.

Imagem de Patou Ricard por Pixabay

O que marca o Ano Novo é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno. Geralmente, fica entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro.

Imagem de JB por Pixabay

As festas de celebração do Ano Novo geralmente começam uma semana antes da data. Eles fazem feiras de flores.

Imagem de Rainhard Wiesinger por Pixabay

Os chineses também preparam grandes danças, com fantoches gigantes e carros alegóricos, com destaque para figuras míticas, como os dragões.

Imagem de Highline por Pixabay

Outra tradição muito badalada na comemoração do Ano Novo é a Dança do Leão. Dançarinos fantasiados de leões fazem uma performance para representar uma criatura guardiã do povo.

Drhaggis wikimedia commons

Na noite da virada, as famílias ficam acordadas para a comemoração. E é comum o uso de lanternas na iluminação. Um festival de luz que embeleza as ruas.

Lanterna, Hoian, Luz, Viajar Por, Cultura, Vietnã, Ásia× Agradeça ao autor da imagem O crédito não é obrigatório, mas a vinculação é muito apreciada e permite que os autores de imagem ganhem exposição. Você pode usar o seguinte texto: Imagem de Thuan

No 15º dia do novo ano, faz-se então o Festival das Lanternas, que marca o encerramento das celebrações.

Zest wikimedia commons

No dialeto Taiwan lanterna significa Deng e é pronunciado por Ding que significa “um bebê recém-nascido menino”. Então, para os chineses as lanternas tem o sentido de iluminar o futuro, dar à luz.

Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

No festival, também há espetáculo de fogos de artifício e apresentação de danças. Outra tradição é o jogo de adivinhação em que as pessoas tentam desvendar enigmas escritos nas lanternas.

Imagem de wal_172619 por Pixabay

Outros países do Leste Asiático, como o Vietnã, também adotam o Ano Novo Lunar.

CUONG_ART por Pixabay

Veja Mais