Todos sabem que a principal característica de Cascão é não gostar do contato com água. Ele, inclusive, é famoso por não curtir tomar banho. Ainda assim, desta vez ele se 'sacrificou' em nome da soliedariedade. Esse é o objetivo da ilustração, segundo o portal da Turma da Mônica.
'A 1ª vez que o Cascão entrou na água foi em 1983 para ajudar vítimas das enchentes na região sul do país. Hoje ele volta à água para ajudar novamente', afirma a mensagem, destacando que apenas em duas ocasiões Cascão se molhou desse jeito. O personagem sujinho foi criado em agosto de 1961, antes mesmo de Mônica.
Mônica, uma das personagens infanto-juvenis mais icônicas da cultura brasileira, completou 60 anos de criação em 2023. A partir do momento em que foi lançada, cresceu a ponto de tornar-se uma líder do grupo que envolve Cascão, Cebolinha e Magali, entre outros personagens. Veja curiosidades sobre a história da Mônica.
Criada pelo cartunista Maurício de Sousa, a personagem nasceu em 3 de março de 1963, em uma tirinha publicada no jornal Folha de São Paulo.
Na época, a personagem já aparecia com seu inseparável coelho, o Sansão.
Segundo Maurício, a personagem surgiu a partir de uma inspiração na própria filha, Mônica Sousa.
Ele contou que depois de levar um coelho para casa, começou a observar a interação da filha – que na época tinha apenas dois anos – com o bichinho. Surgiam ali os primeiros traços na cabeça do cartunista.
Em entrevista, Maurício também destacou as mudanças que a personagem sofreu ao longo dos anos, a começar pela aparência.
Mônica já teve mais cabelos e também já foi mais dentuça nos seus primeiros traços. A personagem também foi ganhando feições mais arredondadas, graças às técnicas de animação 3D.
Por atravessar gerações e ter sua importância na formação de crianças e adolescentes, Maurício de Sousa também fez questão de adaptar as histórias de acordo com seu tempo.
Um exemplo disso é o fato de que a personagem já não bate mais em ninguém com o coelho, algo que tinha se tornado uma marca na personalidade original de Mônica. Para o criador, algumas características do passado não cabem mais nos dias de hoje.
Outras mudanças vieram no surgimento de novos personagens, como é o caso de Milena, primeira personagem feminina negra da saga, que estreou em 2018.
Embora já existisse o desenho animado desde os anos 60, foi só em 1970 que a personagem ganhou seu tão conhecido protagonismo, quando estreou de fato em um gibi próprio, com o nome “Mônica e Sua Turma”.
Foi a partir dali que vários dos personagens mais populares da série passaram a compor juntos uma revista que viria a se tornar a “Turma da Mônica”.
Ainda hoje são impressos mais de 12 milhões de gibis da “Turma da Mônica” por ano!
O impacto cultural da personagem é tão grande que até hoje ela é capaz de fazer sucesso também em outras mídias, como cinema, TV, música e até games!
Depois de dezenas de desenhos animados, em 2019 foi lançado o primeiro filme “live action” (com atores reais) da saga, “Turma da Mônica: Laços”, baseado no quadrinho de mesmo nome.
O filme fez tanto sucesso que ganhou uma continuação, “Turma da Mônica: Lições”, lançado em 2021.
A Turma da Mônica também já esteve em diversas capas de CDs e LPs, com músicas-tema e outras canções surgidas a partir dos desenhos animados, propagandas e peças de teatro.
Nos games, também foram várias obras lançadas, principalmente nos anos 80 e 90. O jogo “Mônica no Castelo do Dragão” (1991), por exemplo, já é considerado um clássico dos videogames.
O sucesso da “Turma da Mônica” também gerou parques temáticos e até lojas licenciadas. Em 1993, foi lançado o “Parque da Mônica”, no shopping Eldorado, em São Paulo.
O parque contava com diversos brinquedos relacionados ao universo da “Turma da Mônica” e chegou a ganhar duas filiais, uma em Curitiba e outra no Rio de Janeiro. Até hoje a unidade de São Paulo perdura, com eventos temáticos e celebração de datas comemorativas!
Nos anos 1980 a série também ganhou algumas redes de lojas espalhadas pelo Brasil, que vendiam produtos licenciados dos personagens. Em 2013, a franquia foi retomada no formato e-commerce, na internet.
Nas redes sociais, Mônica também já gerou diversos memes conhecidos.
Maurício de Sousa não pensa em parar de atualizar a personagem e já garantiu que pretende criar as versões adulta e idosa da Mônica. A personagem contribuiu para um legado que atravessou gerações e, ao que tudo indica, ainda terá muitos capítulos a percorrer daqui para frente.