Nascido em 19 de abril de 1978, em Palo Alto, Califórnia, James Franco é ator, diretor, roteirista, comediante, produtor cinematográfico, escritor e também professor.
Conhecido por suas performances no cinema, televisão e teatro, Franco já cresceu interessado em atuação e frequentou a Escola de Artes Cinematográficas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).
Franco começou a atuar em 1997, com papéis em séries de TV. A primeira delas que alavancou sua carreira foi 'Freaks and Geeks' (1999-2000), que só teve 18 episódios.
Depois de alguns papéis menores, em 2001 Franco interpretou o icônico ator James Dean no filme de mesmo nome e ganhou ainda mais destaque na mídia.
Mas foi no ano seguinte que a carreira artística de James Franco virou de ponta cabeça, quanto ele estrelou 'Homem-Aranha' na pele de Harry Osborn, melhor amigo de Peter Parker.
Ele voltou a interpretar o personagem nas duas sequências: 'Homem-Aranha 2', em 2004, e 'Homem-Aranha 3', em 2007.
Entre o primeiro e o segundo filme do herói, Franco atuou em diversos filmes de menor expressão, como 'Ruas Selvagens ', 'O Último Suspeito', ambos em 2002, e 'De Corpo e Alma' (2003).
Depois de 'Homem-Aranha 2', voltou a emplacar vários papéis no cinema, como em 'O Grande Ataque' (2005), 'Annapolis' (2006) e 'Um Crime Americano' (2007).
Franco consolidou ainda mais sua fama ao atuar em 'Milk: A Voz da Igualdade' (2008), ao lado de Sean Penn e Josh Brolin.
Em 2010, ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por seu papel em '127 Horas', no qual interpretou o alpinista Aron Ralston, que perdeu o braço após ficar preso em uma pedra no deserto de Utah.
Em 2011, estrelou 'Planeta dos Macacos: A Origem', em mais um papel importante em um filme sucesso na carreira do ator.
Entre 2009 e 2012, Franco participou de 59 episódios da série de drama 'General Hospital'.
Em 2013, James Franco interpretou ele mesmo no filme de comédia pós-apocalíptico 'É o Fim'.
Em 2017, Franco dirigiu e atuou em 'Artista do Desastre', que conta as histórias de bastidores de 'The Room' (2003), considerado um dos piores filmes de todos os tempos. A produção foi um sucesso e chegou a ser indicada ao Oscar na categoria de Melhor Roteiro Adaptado!
Também entre 2017 e 2019, James Franco interpretou dois irmãos gêmeos na série sobre a ascensão da indústria pornográfica 'The Deuce', da HBO.
Fora das telas, Franco namorou a atriz Marla Sokoloff, sua colega de elenco no filme 'Correndo Atrás', de 1999 até 2004.
O ator já teve sua sexualidade questionada várias vezes durante a carreira. Ele chegou a participar de dois ensaios com temática homoerótica e, publicamente, nunca negou a possibilidade de ser bissexual.
Em 2018, Franco sofreu um boicote da indústria cinematográfica após ser acusado de abuso sexual por pelo menos cinco mulheres. Ele foi removido de fotos na revista Vanity Fair e não foi convidado para eventos como o SAG Awards e o Oscar.
Em 2021, o ator assumiu que mantinha relações sexuais com alunas da Studio 4, uma escola de atuação fundada por ele em Nova York.
“No decorrer da minha trajetória como professor, eu dormi com alunas, e isso foi errado. Acho que eu pensava: 'se isso é consensual, acho que está tudo bem. Somos todos adultos, então…'”, disse Franco, na época.
Em uma entrevista dada a um podcast em 2016, o ator revelou que lutava contra um vício em sexo por mais de 20 anos. Ele já admitiu inclusive ter gravado um vídeo pornô caseiro quando tinha 19 anos, mas disse que não gostou do resultado.
Ele já compartilhou que, depois de superar o alcoolismo aos 17 anos, o sexo se tornou um novo vício e uma forma de 'validação'.
Franco relatou que, embora estivesse sóbrio do álcool, estava se comportando de maneiras prejudiciais e não conseguia enxergar isso na época.
Para o futuro, o ator já está envolvido em diversos projetos ainda sem data de lançamento. Um deles, o filme 'The Long Home', sobre um jovem que é contratado pelo homem que matou seu pai, será dirigido pelo próprio James Franco.