Galeria Terra

Aventura na Natureza: Visitantes percorrem tirolesa sobre bicicleta


Flipar
Divulgação Natural Extremo

O Brasil tem belas tirolesas e ganhará em breve uma estrutura gigantesca. O maior circuito de tirolesa do Brasil, em Pancas, terá 3 km de extensão, juntando dois equipamentos: um de 2,1 mil metros e outro de 900m. A inauguração prevista para maio foi adiada para julho de 2024. Operários e técnicos estão na reta final dos preparativos.

Reprodução redes sociais

O projeto da tirolesa foi elaborado para impulsionar o turismo capixaba numa região de natureza exuberante. Quem fizer o passeio pelos ares na tirolesa vai ver a área urbana e também um espetacular conjunto de formações rochosas que são um marco no noroeste do estado, a quase 200 km da capital Vitória.

Divulgação

Em maio de 2024, o atleta Caio Afeto, especialista em esportes extremos, fez um salto de base jump nesse circuito em Pancas. Referência em escalada na rocha, highline (corda bamba nas alturas) e base jump, Caio Salomão Amador começou a fazer escalada em 2006. O FLIPAR tem uma galeria sobre ele intitulada 'Highline: atleta brasileiro bate marcas com travessias em cordas nas alturas'.

Reprodução redes sociais

A tirolesa é uma atividade que surgiu na região de Tirol, na Áustria, e inicialmente era utilizada com forma de transporte de animais, pessoas e mantimentos, através de cabos instalados entre rios e montanhas.

Imagem de Daniel Mena por Pixabay

A técnica faz com que os praticantes tenham a sensação de estar voando. E é isso que mais atrai os adeptos da diversão, além do visual da paisagem - geralmente belíssima - que se tem do alto.

Divulgação portal Parque Ecológico Rio Formoso

No Brasil, há tirolesas que são muito procuradas em diversos locais pelo país. Veja as principais.

Divulgação Portal de Turismo de Pedra Bela

Tirolesa do Engenho - Fica no Engenho Park, em Florianópolis (SC). É considerada a mais radical do Brasil. Tem 650 metros de extensão e 220m de altura. Chega a 120 km/hora. Do topo do Morro dos Macacos é possível avistar a Praia Mole, Joaquina, Inglese, Santinho, Moçambique e Barra da Lagoa.

Youtube Canal Alceu Kunze

Tirolesa Pedra Bela - Fica na cidade de Pedra Bela, na região de Bragança Paulista (SP). A tirolesa de Pedra Bela tem 1.900m de extensão e 190m de altura. Alcança velocidade de 107 km/h.

Flickr Renan da Silva Ferreira

Tirolesa Voadora - Fica no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, na cidade de Socorro (SP). É a primeira nesse estilo no Brasil. A pessoa vai deitada de bruços, como se estivesse voando. Tem 1 km de extensão e 140m de altura. Atinge 60 km/h.

Divulgação

Tirolesa do Adventure Park - Fica nesse parque no em Lages (SC).A tirolesa do Adventure Park passa por diversas formações rochosas. Tem 1.200m de extensão e 150m de altura no ponto mais elevado.

Facebook Tirolesa Lages - SC

Tirolesa K2000 - Fica entre as cidades de Benedito Novo e Rodeio (SC).

Maycon Grilo - Wikimédia Commons

A tirolesa K2000 é a maior do Brasil, com pouco mais de 2 km de extensão e 270m de altura. Parte da montanha do Big Mountain Adventure Park, no Vale do Itajaí. Alcança 100 km/h. Do Alto também se vê as cidades de Ascurra, Apiúna e parte de Blumenau.

Divulgação Portal de Turismo de Benedito Novo

Tirolesa Raft Adventure Park - Fica na Serra Gaúcha, em Três Coroas (RS).

Facebook Raft Adventure Park

A tirolesa do Raft tem 1.200m e opção de passeio para uma pessoa ou esquema canguru para adulto com criança. Velocidade de 70 km/h. Site oficial não informa a altura.

Divulgação portal Tirolesa Raft Adventure Park

Tirolesa do Morro de São Paulo - Fica no mirante, ao lado do Farol do Morro de São Paulo, na Costa do Dendê (BA). É a maior tirolesa sobre água no Brasil. Tem 340m de extensão e 70m de altura. E leva a pessoa para as águas da Primeira Praia.

Youtube Canal Jozi Ruis

Tirolesa Alto Astral - Fica em Dias d´Ávila (BA) A tirolesa Alto Astral tem 500m de descida e 320m de retorno. A descida leva 22 segundos e se diferencia de outras tirolesas porque pode ser feita à noite.

Facebook Espaço Radical Allto Astral

Tirolesa em Minas do Camaquã - Fica no Parque Minas Outdoor Sports, em Caçapava do Sul (RS). Tem 1.100m de extensão e 140m de altura. Atinge 85 km/h. Sai do topo do Morro da Cruz.

Facebook TUNA Ecoturismo

Tirolesa da Praia dos Carneiros - Fica em Tamandaré, perto de Recife (PE).A tirolesa da praia dos Carneiros tem 700m de extensão e 108m de altura. Chega a 80 km/h.

Youtube Canal Diario de Pernambuco TV

Tirolesa Voo do Gavião - Fica na Chapada dos Veadeiros (GO). A tirolesa Voo do Gavião tem 850m de extensão e 100m de altura. Velocidade de 55 km/h. Do alto se contemplam os morros da Baleia e da Conceição e as serras Boa Vista, Almécegas e das Cobras.

Youtube Canal Pousada Fazenda São Bento

Tirolesa Nascente Azul - Fica em Bonito (MS).A tirolesa Nascente Azul tem 450m de extensão e 20m de altura. Atinge 60 km/h e pode ser feita em dupla.

Facebook Nascente Azul

Tirolesa do Parque Ecológico Rio Formoso - Também fica em Bonito (MS). A tirolesa do parque ecológico tem 520m de extensão e 40m de altura. Passa por plataformas suspensas com 23 obstáculos.

Divulgação portal Parque Ecológico Rio Formoso

No Rio de Janeiro, um projeto prevê a implantação de uma tirolesa no Pão de Açúcar. Mas moradores e ambientalistas entraram com uma ação para impedir a obra. E o caso tem passado por esferas na Justiça. No fim de fevereiro, o Tribunal Regional Federal derrubou a liminar que impedia o projeto. Mas, ainda assim, não houve avanço por causa de pendências no licenciamento.

Fabianni Luiz Ribeiro wikimedia commons

O projeto prevê uma tirolesa de 755 metros de extensão a partir do Morro da Urca - por onde passa o famoso teleférico. Pelo plano original, a tirolesa, ao custo de R$ 50 milhões, deveria ter sido inaugurada no segundo semestre de 2023, tendo controle magnético e velocidade máxima de 100 km/h.

Divulgação

O Ministério Público Federal aponta a suspeita de corte ilegal da rocha do Pão de Açúcar e sustenta que, além do risco ambiental, qualquer irregularidade pode resultar na perda do título de Patrimônio Mundial, honraria concedida pela Unesco em 2012.

Diego Baravelli - Wikimédia Commons

Veja Mais