Isso porque eles estão construindo uma ferrovia gigante que deve percorrer mais de dois mil quilômetros pelo deserto.
O projeto enfrenta dificuldades devido às condições naturais do terreno e ao alto custo, com uma estimativa total de até 250 milhões de dólares.
A construção da ferrovia começou em 2009 como uma reação à queda nos preços do petróleo durante a recessão global. A situação afetou bastante as economias dos países que fazem parte do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG).
A ideia por trás da ferrovia é unir os portos desses países, ajudando na diversificação econômica e diminuindo a dependência do petróleo e do gás.
A construção de uma ferrovia no deserto traz inúmeros desafios, como temperaturas altíssimas e terrenos desfavoráveis.
Para enfrentar essas dificuldades, os construtores utilizaram técnicas aprendidas de países como China, Arábia Saudita e Mauritânia, como a conversão de dunas em argila e o emprego de vegetação para proteger contra o vento e a areia.
A ferrovia vai além de ser uma conquista na engenharia; é também um projeto estratégico para solidificar as economias do Golfo.
Quando estiver finalizada, a rede ferroviária promete facilitar o transporte de mercadorias, impulsionando o comércio e a indústria na região. Confira agora quais são as 10 rotas ferroviárias mais longas do mundo!
10ª) Xangai-Lassa, China Railways: Essa rota conecta as cidades chinesas de Xangai e Lassa por um trajeto que se estende por 4.373 km e é percorrido diariamente em 48 horas e 56 minutos, com paradas em 12 estações ao longo do caminho.
9ª) Chicago-Los Angeles, Amtrak: Essa rota ferroviária abrange uma distância de 4.390 km e o trem percorre esse trajeto apenas três vezes na semana. A viagem completa leva aproximadamente 65 horas e 20 minutos, com 40 paradas ao longo do percurso.
8ª) Harbin-Haikou, China Railways: O percurso entre as cidades chinesas de Harbin e Haikou cobre uma extensão de 4.458 km. Essa jornada completa leva um total de 65 horas e 42 minutos, com paradas em 52 pontos ao longo do caminho.
7ª) Toronto-Vancouver, Via Rail: Operado pelo trem The Canadian ½ da Via Rail, essa rota é percorrida três vezes por semana, levando 86 horas para completar o percurso. São 66 paradas e uma distância total de 4.466 km.
6ª) Cantão-Urumqi, China Railways: Esses trens percorrem uma extensão de 4.684 km em um período total de 49 horas e 34 minutos, fazendo paradas em 31 estações ao longo do percurso.
5ª) Xangai-Kuldja, China Railways: São 32 paradas em uma rota com 4.742 km de extensão. A quinta viagem mais longa de trem do mundo é percorrida em 55 horas e 43 minutos.
4ª) Cantão-Lassa, China Railways: A rota de trem de Cantão para Lassa, na China, tem 10 paradas e leva 54 minutos e 30 minutos para ser completada. A extensão chega a quase 5 mil km!
3ª) Moscou (Rússia)-Pequim (China) via Ulan Bator, Russian Railways/Mongolian Railways/China Railways: Esta extensa rota ferroviária, que cruza um país inteiro, tem uma extensão de 7.826 km e é atendida por um trem semanal que percorre a distância em 131 horas, equivalente a 5,5 dias, realizando 33 paradas ao longo do trajeto.
2ª) Moscou (Rússia)-Pequim (China) via Harbin (China), Russian Railways/China Railways: A segunda colocada nas rotas ferroviárias mais extensas do mundo tem 8.984 km de extensão. Apenas um trem por semana cobre o trajeto que dura seis dias, com um total de 44 paradas.
1ª) Moscou-Vladivostok, Russian Railways: A ferrovia mais extensa do mundo tem 9.259 km de comprimento e percorre essa rota em dias alternados. São impressionantes 7 dias e meio para completar o percurso!
Além disso, outras rotas ferroviárias consideradas entre as mais longas do mundo incluem aquelas entre Sydney e Perth (Austrália), Dibrugarh e Kanyakumari (Índia), Hangzhou e Urumqi (China), e Changchun e Kunming (China).
A China se destaca em várias listas relacionadas a infraestrutura, como também é evidenciado nas maiores e mais altas pontes do mundo e nas maiores hidrelétricas.