Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o Serviço de Proteção ao Crédito, a expectativa para este ano (2024) é de que a data movimente R$ 22,8 bilhões no setor varejista e na área de serviços.
As duas instituições preveem, ainda, que quase 96 milhões de pessoas devem presentear os parceiros na data comemorativa.
Um pesquisa da Ecglobal aponta que as pessoas entre 25 a 34 anos são as mais animadas com o Dia dos Namorados. 68% dos consumidores nessa faixa etária afirmam que vão comprar presentes.
A mesma pesquisa mostra que 14% decidiram comprar produtos como presentes, enquanto 17% optaram por oferecer experiências, como um jantar ou um passeio, por exemplo. Já 62% juntam as duas coisas.
Dentre as atividades que valem como presente, ir ao restaurante é a escolha de 70% dos entrevistados. Outras alternativas são jantar em casa, viajar, passear ao ar livre, ir o cinema ou a shows.
Já entre os presentes em forma de produtos, os artigos de beleza e perfumaria lideram as preferências. E isso vale tanto para mulheres (68%) como pra homens (63%).
79% dos entrevistados disseram que presentes personalizados - com os nomes das pessoas ou declarações impressas, por exemplo - são bem-vindos nesta época, pois trazem uma mensagem intimista de valor.
A Neotrust, empresa especializada na análise de dados do mercado digital, informou que as vendas online aumentam bastante nas duas semanas anteriores à data. Este ano, cresceu 8,4%, o que representa um acréscimo de R$ 834,4 milhões.
Segundo a Neotrust, o comércio virtual teve um crescimento de 12,7% no primeiro trimestre, e, se essa tendência se mantiver, o e-commerce deve faturar R$ 7,08 bilhões no Dia dos Namorados.
A estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) vai ainda mais longe, com previsão de R$ 7,5 bilhões no comércio pela internet.
A expectativa também é grande de grande movimentação nos shoppings. Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), afirmou que 81% dos shoppings estão otimistas com a data. E que devem fechar o período de 6 a 12 de junho com R$ 4,4 bilhões de faturamento.
Muitas pessoas ainda preferem fazer a compra presencialmente nas lojas, para levar os produtos na hora. Quem deixou para comprar perto da data, principalmente, acaba precisando ir às lojas físicas, já que a entrega com frete requer um prazo e pode atrasar.
Microempreendedores conseguem um bom impulso nessa época. O Sebrae-SP informou que, no estado mais rico do país, cerca de 446 mil pequenos negócios devem se beneficiar da data. Dentre eles, 384 mil são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 62 mil micro e pequenas empresas.
A expectativa média é de que, este ano, o consumidor gaste cerca de R$ 360 no Dia dos Namorados.
As associações comerciais destacam que, entre os principais presentes, estão calçados e acessórios, vestuário, doces, eletroeletrônicos, produtos de saúde e de beleza.
Para quem está com dívidas, a opção é sempre a compra de pequenas lembranças. E, sabendo disso, as lojas criam alternativas mais baratas, mas que sejam bem apresentadas, no típico exemplo de que 'é simples, mas faz vista'.
Uma curiosidade é a caixa de bombons em forma de coração, que várias lojas de chocolate mantêm ao longo do ano, mas com maior capricho para o Dia dos Namorados. Você sabe quem inventou esse tipo de presente?
Foi o empresário Richard Cadbury (1835-1899 - foto), dono de uma empresa de chocolates na Inglaterra. Em 1868, Richard criou a caixa em forma de coração com bombons. A ideia era que, além do chocolate, a caixa também fosse um presente, servindo para armazenar cartas de amor. Sucesso total.
Sobre a origem da celebração e diferenças entre países, veja na galeria intitulada 'Dia dos Namorados: Variações da celebração pelo mundo'. Feliz Dia dos Namorados!