A 'negociação' entre a mulher e o primata foi filmada no Templo de Uluwat, na Ilha de Bali, na Indonésia.
Reportagem do jornal O Globo mostrou que os macacos que habitam os arredores desse templo costumam 'roubar' objetos dos visitantes para usar como meio de troca por comida.
No vídeo, o macaco está sentado em um muro na lateral de uma escadaria e só entrega o celular quando ela oferece o que parece ser uma segunda fruta.
Em seguida, a mulher entrega o celular a um turista, proprietário do objeto.
Postagem da gravação no perfil 'Balitopholiday', no Instagram, explica que a mulher (Senhora Warlok) é uma guia conhecedora da estratégia para recuperar os bens tomados por macacos.
O texto faz um alerta aos turistas: 'Para aqueles que querem ou estão visitando este lugar, tenham cuidado com as suas coisas'.
'Se você for ao lado com a guia, recomenda-se ter cuidado extra com objetos como óculos, chapéus, bolsas, sandálias, e claro, o celular', explica a postagem.
'Para quem anda aqui independente, sem guia, é melhor ler as instruções e regras presentes em avisos por todos os cantos deste lugar', completa.
Outro internauta escreveu: 'O templo de Uluwatu, em Bali, é o lar de engenhosos macacos de cauda longa que ganharam a reputação de roubar audaciosamente visitantes involuntários e guardar seus pertences até receberem comida como forma de resgate. Então quando você for lá, cuidado'.
Em 2021, um estudo feito em parceria entre a Universidade de Lethbridge, no Canadá, e a Universidade Udayana, na Indonésia, identificou como esse comportamento ardiloso foi desenvolvido pelos macacos de Bali.
Os cientistas monitoraram esses animais ao longo de 273 dias entre os anos de 2015 e 2016.
De acordo com a observação, com o tempo os macacos perceberam quais pertences têm maior 'valor de troca'. Ou seja, quais podem resultar em mais comida.
Um padrão foi notado nas negociações: a participação de uma guia do local e a necessidade de alguns minutos para a devolução do objeto 'roubado'.
Os primatas moradores do templo de Uluwatu aprendem essa artimanha até os quatro anos de idade.
Estudos da Universidade de Yale encontraram comportamento similar em macacos que habitam Porto Rico, território não incorporado dos Estados Unidos no Caribe.
A quantidade dessa espécie de macacos é tão grande no local que o templo de Uluwatu é também conhecido como Templo dos Macacos.
O templo de Uluwatu é considerado um local sagrado para o hinduísmo. Os adeptos dessa filosofia religiosa são a maioria entre os habitantes de Bali.
O santuário fica em um penhasco de 70 metros de altura recostado no mar.
Bali é uma das mais de 13 mil ilhas da Indonésia (considerado o maior arquipélago do mundo).