Hoje o FLIPAR vai explorar o universo dos coelhos, desde curiosidades e características até seu papel na cultura e na ficção. Confira!
Os coelhos são mamíferos lagomorfos, ou seja, diferentemente dos roedores, eles possuem um par extra de dentes incisivos.
Outra característica marcante dos coelhos é sua pelagem densa e macia, que pode variar em cores como branco, cinza, preto, marrom e até manchas.
A expectativa de vida média de um coelho varia de 8 a 12 anos, com alguns podendo viver até 15 anos.
Os coelhos são animais noturnos, muito sociais e podem viver em grupos chamados de colônias. Seus saltos podem alcançar até 90cm de altura e 3 metros de distância.
Eles têm um sistema digestivo sensível e devem comer principalmente feno de capim e vegetais folhosos. Mas não se engane com a fofura, eles também pode ser um tanto quanto escatológicos...
Na vida selvagem, os coelhos são encontrados em vários habitats ao redor do mundo. Eles costumam viver em tocas, campos, florestas e áreas gramadas.
Além disso, os coelhos devem ser alimentados com uma dieta balanceada de feno de capim, ração específica, verduras frescas e água limpa. Também é importante manter as gaiolas sempre limpas e fazer visitas regulares ao veterinário para check-ups e vacinação.
E sim, os coelhos podem comer cenoura, mas com algumas ressalvas. O legume não deve ser a base da alimentação do coelho, mas sim um complemento.
Por tempos, os coelhos têm sido associados à Páscoa por ser um símbolo de fertilidade e renascimento na cultura pagã. Ao contrário do que muitos pensam, os coelhos não botam ovos. Por serem mamíferos, os filhotes de coelho se desenvolvem dentro da barriga da mãe.
A ideia de que coelhos botam ovos está relacionada à tradição da Páscoa, na qual eles se tornaram uma figura folclórica que entrega ovos de chocolate às crianças.
Em algumas culturas, os coelhos são vistos como símbolos de sorte. Na tradição cristã, representa a nova vida e a ressurreição de Jesus Cristo.
Ao longo dos anos, os coelhos também passaram a fazer parte da cultura popular, como pinturas, literatura e folclore de diversas culturas.
Um dos exemplos mais marcantes é o Coelho Branco, do livro 'Alice no País das Maravilhas' de Lewis Carroll. É um dos 'coelhos' mais icônicos da literatura.
Outro coelho icônico da cultura pop é o Pernalonga, personagem da Warner Bros. pertencente ao universo dos desenhos 'Looney Tunes', sucesso absoluto no anos 1980 e 1990.