No recorte de 2014 a 2023, o sertanejo foi o ritmo mais escutado no aplicativo, com a 'Rainha da Sofrência' Marília Mendonça em primeiríssimo lugar.
O total de reproduções aumentou mais de 100 vezes na plataforma brasileira, somando cerca de 770 bilhões de plays no período.
Outro destaque foi o DJ Alok, que se tornou o primeiro artista brasileiro a figurar no Top 100 Global do Spotify com o hit 'Hear Me Now', em 2017.
A cantora Anitta também foi mencionada como a primeira artista brasileira a alcançar o topo do ranking global com a música 'Envolver', em 2022.
O Spotify também divulgou quais foram os artistas mais escutados no Brasil ano a ano no mesmo período. O único nome internacional é o DJ escocês Calvin Harris, que foi o mais ouvido em 2014.
Nesse mesmo recorte, outros destaques são Jorge e Mateus, que foram os mais ouvidos dois anos seguidos (2015 e 2016) e Marília Mendonça, que aparece três vezes na lista (2019, 2020 e 2022). Em 2023, Ana Castela (foto) foi a artista com mais plays.
Em termos de número de assinantes, o Spotify é a maior plataforma de streaming do mundo atualmente, com mais de 180 milhões de usuários pagantes, segundo dados do fim de 2023. Confira agora quais foram os 10 artistas mais ouvidos no Brasil na última década!
10º) MC Ryan SP: Nascido e criado na Zona Leste de São Paulo, ele ganhou fama em 2017 com o hit 'Bazuca'. Desde então, Ryan SP se tornou um dos artistas de funk mais populares do Brasil, com sucessos como 'Revoada Sem Você', 'Favela' e 'Vergonha Pra Mídia'.
9º) Maiara e Maraísa: Elas se tornaram conhecidas nacionalmente no início dos anos 2010, principalmente com o hit 'No Dia do Seu Casamento', lançado em 2014. Desde então, as irmãs ganharam o Brasil e emplacaram vários sucessos, como '10%', 'Medo Bobo' e o mais recente, 'Narcisista'.
8ª) Wesley Safadão: Natural de Fortaleza, Ceará, Safadão começou a fazer sucesso em 2003, quando ainda era adolescente e integrava a banda Garota Safada. A carreira solo do cantor começou em 2014 e, de lá para cá, ele se tornou um dos principais representantes do chamado 'forró eletrônico'.
7º) Anitta: A funkeira de Honório Gurgel, Rio de Janeiro, se tornou uma das artistas mais populares e influentes do Brasil. Além de ter ficado em 1º no Top Global, Anitta já fez parcerias com nomes como Madonna, Cardi B e Snoop Dogg.
6º) Matheus e Kauan: De Goiás para o Brasil, a dupla foi formada oficialmente em 2010 e coleciona hits como 'Te Assumi Pro Brasil', 'O Nosso Santo Bateu', 'Que Sorte A Nossa' e 'Litrão'.
5º) Zé Neto e Cristiano: Desde a sua formação em 2011, a dupla se tornou uma das mais populares do Brasil, conquistando milhões de fãs com um estilo musical que combina elementos do sertanejo tradicional com batidas modernas e letras românticas e bem-humoradas.
4º) Gusttavo Lima: Conhecido como 'O Embaixador', Gusttavo Lima deslanchou em 2009, com o lançamento do hit 'Balada Boa'. De lá para cá, ele colecionou sucessos e se tornou um dos artistas mais populares do país.
3º) Jorge e Mateus: Os irmãos naturais de Itumbiara, Goiás, formaram a dupla em 2005 e são considerados uns dos precursores do chamado 'sertanejo universitário' no Brasil.
A dupla colecionou hits de sucesso e prêmios desde então, como o Troféu Imprensa, em 2012, e o Prêmio Multishow, em 2018. Até hoje eles seguem influentes, não à toa abrem o pódio dos artistas mais ouvidos do país na última década.
2º) Henrique e Juliano: 'Vidinha de Balada', 'Liberdade Provisória', 'A Maior Saudade', 'Na Hora da Raiva' e 'Flor e o Beija-Flor' são apenas alguns dos hits da dupla que ocupa o 2º lugar no ranking dos artistas mais ouvidos do Brasil nos últimos 10 anos.
Naturais do Tocantins, os irmãos formaram dupla em 2010. Atualmente, são um dos artistas mais requisitados em festivais pelo Brasil e também um dos cachês mais caros, podendo chegar a R$500 mil por show!
1º) Marília Mendonça: A rainha não perdeu a majestade! Nascida em Goiânia, Goiás, Marília começou a carreira em 2014, embora já fosse compositora desde os 12 anos de idade.
Antes de lançar seus primeiros trabalhos, Marília Mendonça já tinha escrito músicas para Wesley Safadão, Henrique e Juliano, Jorge e Mateus, Matheus e Kauan e Cristiano Araújo.
Em 2014, a cantora lançou seu primeiro EP homônimo, com a música 'Alô Porteiro' como a grande 'abre-alas' para o sucesso que viria em seguida.
Marília ficou conhecida por suas composições empoderadas, que abordavam temas como o amor, o desamor, a traição e a superação, com tudo sob uma perspectiva feminina forte e autêntica.
Tragicamente, Marília Mendonça faleceu em um acidente aéreo em novembro de 2021, aos 26 anos de idade. No entanto, seu legado musical continua vivo e ela ainda se mantém como uma das maiores artistas da geração.