Mas, para os astrólogos, esse ramo pode ser uma importante ferramenta para o autoconhecimento. Eles sustentam que a posição dos astros no momento do nascimento pode determinar, em parte, a personalidade de cada pessoa. Na foto, as constelações do Hemisfério Norte.
E aqui, o conjunto das constelações existentes no Hemisfério Sul. Você sabe a diferença entre Astronomia e Astrologia?
Astronomia é a ciência que estuda todos os corpos celestes do Universo. Já a Astrologia é um estudo dos supostos efeitos que os astros exercem sobre as pessoas. Uns acreditam, outros não.
Antigamente, na época das grandes navegações, uma esfera armilar era usada para avaliação do movimento dos astros. Os círculos são articulados e indicam os polos, trópicos, meridianos e equador. Uma diagonal indica o caminho do Sol.
Cada cultura e civilização desenvolveu a sua própria astrologia, com um modelo de interpretação dos astros e estrelas na relação com os seres vivos. As astrologias chinesa, asteca e indiana são bastante difundidas, além da tradicional astrologia ocidental.
Um mapa astral detalha as condições e posições dos corpos celestes no momento do nascimento de uma pessoa.
Uma das principais ferramentas da Astrologia é o Zodíaco. Os horóscopos serviriam como guia e oráculo, supostamente prevendo acontecimentos importantes na vida de cada um.
A palavra zodíaco é de origem grega e significa “círculo de animais”. O zodíaco reúne 12 conjuntos estrelares que representam a trajetória do sol ao longo do ano.
Os primeiros documentos decifrados sobre a Astrologia são datados do século 7 antes de Cristo, mas a versão atual apareceu por volta do século 5 antes de Cristo, quando surgiu o zodíaco. No começo, o primeiro signo era Touro.
A crença no poder dos astros chegou a ser tão grande que, até o século 18, os cursos de Medicina incluíam aulas de Astrologia.
Os imperadores romanos - principalmente Adriano - tinham o hábito de consultar os astros antes de tomar decisões.
Os cardinais são os signos de começo de estação (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio). Os fixos são os signos de meio de estação (Touro, Leão, Escorpião e Aquário). Os mutáveis são os signos de fim de estação (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes).
Áries (21/3 a 20/4) - Elemento fogo. Marca o equinócio da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Características: impulsividade, sinceridade, extroversão, impulsividade, individualidade, autoritarismo.
Touro (21/4 a 20/5) - Elemento terra. Primavera no hemisfério norte e outono no hemisfério sul. Características: Determinação, busca por conforto, praticidade, persistência, possessividade, conservadorismo.
Gêmeos (21/5 a 20/6)- Elemento ar. Marca o final da primavera, no hemisfério norte, e o fim de outono no hemisfério sul. Características: Curiosidade, comunicabilidade, flexibilidade, sociabilidade, intuição, perspicácia.
Câncer (21/6 a 21/7)- Elemento água. Marca o solstício do verão no hemisfério norte e do inverno no hemisfério sul. Características: Imaginação, sensibilidade, empatia, romantismo, amizade, senso de coletividade.
Leão (22/7 a 22/8) - Elemento fogo . Verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul. Características: ambição, coragem, confiança, liderança, alegria, criatividade.
Virgem (23/8 a 22/9)- Elemento terra. Marca o fim do verão no hemisfério norte, e o fim do inverno no hemisfério sul. Características: Exigência, perfeccionismo, organização, pontualidade, seriedade, conexão com natureza.
Libra (23/9 a 22/10) - Elemento ar. Marca o equinócio da outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul. Características: conciliação, elegância, harmonia, paz, receptividade, simpatia.
Escorpião (23/10 a 21/11) - Elemento água. Outono no hemisfério norte e primavera no hemisfério sul. Características: Intensidade, otimismo, questionamento, coragem, lealdade, teimosia.
Sagitário (22/11 a 21/12) - Elemento fogo. Marca o fim do outono no hemisfério norte, e o fim de primavera no hemisfério sul. Características: intuição, inquietude, curiosidade, expansividade, otimismo, mutabilidade.
Capricórnio (22/12 a 20/1) - Elemento terra. Marca o solstício do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul. Características: Ambição, dedicação, organização, disciplina, constância, isolamento
Aquário (21/1 a 19/2) - Elemento ar. Inverno no hemisfério norte e verão no hemisfério sul. Características: Liberdade, originalidade, independência, inteligência, capacidade de transformação.
Peixes (20/2 a 20/3) - Elemento água. Marca o fim do inverno no hemisfério norte, e no final do verão no hemisfério sul. Características: sensibilidade, introspecção, instabilidade, indecisão, compaixão, intuição.