A declaração foi feita na quarta-feira (10/07), em uma entrevista coletiva transmitida ao vivo direto da Estação. “Eu tenho um sentimento muito bom no meu coração de que a espaçonave nos trará para casa, sem problemas', afirmou Williams.
Os astronautas partiram a bordo da cápsula Starliner rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) no dia 5 de junho. Originalmente, a missão estava prevista para durar oito dias, mas já acontecerem três adiamentos.
No dia 21/06, a Nasa anunciou que o retorno dos astronautas aconteceria na quarta-feira (26/06), o que também não ocorreu.
De acordo com a Nasa, problemas nos propulsores e vazamentos de hélio provocaram o primeiro atraso.
“Estamos deixando os dados orientarem nossa tomada de decisão em relação ao gerenciamento dos pequenos vazamentos no sistema de hélio e ao desempenho dos propulsores que observamos durante o encontro e a atracação', explicou Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da Nasa.
O resgate dos astronautas se tornou uma corrida contra o tempo. Isso porque, segundo autoridades da agência espacial, a nave Starliner só pode permanecer acoplada à ISS por um período máximo de 45 dias.
Em um comunicado, a Nasa enfatizou que, embora o tempo esteja afunilando, ainda há uma grande quantidade de suprimentos em órbita.
Historicamente, esse não é o primeiro problema relacionado à Starliner. Em seu primeiro voo de teste não tripulado em 2019, um erro de software resultou na colocação da nave em órbita incorreta.
Posteriormente, uma segunda tentativa foi frustrada devido a problemas com uma válvula de combustível, enquanto questões relacionadas aos paraquedas da cápsula também precisaram ser corrigidas.
Se a missão atual for bem-sucedida, a Starliner será a primeira cápsula fabricada nos Estados Unidos a realizar um pouso em solo, em vez de retornar ao oceano. Conheça mais sobre os dois astronautas!
Natural do Teennesse (EUA), Barry Wilmore, um dos astronautas 'presos', é capitão aposentado da Marinha americana. Ele tem 61 anos.
Ele já participou de voos em ações militares no Iraque e na Bósnia e está agora na sua terceira missão na Estação Espacial Internacional.
Com mais de 8 mil horas de voo e 663 pousos em porta-aviões, Barry Wilmore já passou ao todo 178 dias no espaço ao longo da carreira!
Em 2014, ele fez parte da Expedição 41, que explorou a composição de meteoros e as alterações musculares e ósseas causadas pelo espaço.
Na vida pessoal, o astronauta é casado com Deanna Newport e tem duas filhas.
Já Suni Williams tem 58 anos e é astronauta da Nasa desde 1998. Ela é a segunda astronauta mulher com maior tempo de caminhada no espaço: 50 horas e 40 minutos.
Como astronauta e piloto, Williams já acumulou mais de 3 mil horas de voo em 30 tipos de aeronaves.
Como integrante da tripulação do NEEMO2, ela chegou a passar 9 dias submersa no laboratório submarino Aquarius, da Nasa.
Como aviadora naval, cargo que passou a ocupar em 1989, ela serviu no Esquadrão de Combate de Helicópteros nos EUA, participando de missões no Mediterrâneo, Mar Vermelho e Golfo Pérsico.
Em setembro de 1992, Suni Williams participou de operações de resgate às vítimas do Furacão Andrew em Miami, Flórida.
Na vida pessoa, a astronauta é casada e, segundo ela mesma, nutre um grande carinho por Needham, em Massachusetts, a qual considera sua cidade natal. A Nasa ainda não anunciou uma data para a volta dos astronautas.