Quando o dono da granja, Julio Cesar Carvalho, foi coletar os ovos, percebeu que eles estavam com formatos incomuns.
Os ovos 'deformados' foram postos por uma galinha garnisé, que acabou se tornando alvo de curiosidade, pois ninguém entendia como a ave poderia botar aqueles tipos de ovos.
Amigo de Júlio César, o ambientalista Ildeano Silva compartilhou fotos dos ovos nas redes sociais. E um deles parecia até um biscoito de polvilho, como ele observou.
Havia outros ovos com formatos variados: alguns redondos e outros com uma espécie de ondulação em uma das extremidades. Mas nenhum normal.
'No dia que achei, a galinha tinha botado só ele, mas depois aela também botou alguns outros com formato diferente, bem arredondado e com um 'pininho' em cima', disse.
Ildeano Silva diz que a descoberta dos ovos de características particulares gerou muita curiosidade na população do pequeno município (demarcado no mapa).
'Gerou uma repercussão muito grande aqui em Morro de Ferro, principalmente nas redes sociais, onde pessoas até duvidavam, acharam que era um balão branco, que o Júlio tinha enchido e colocado entre os ovos normais. Mas pessoas próximas ao Júlio conferiram e viram que é real', afirmou.
Outra peculiaridade observada pelo dono da galinha é que os ovos deformados não tinham gema. Uma surpresa quando foram cortados após o cozimento.
'Só tinha a clara, igual aos outros que ela bota. Mas o sabor dele e dos outros com formatos diferentes era comum, igual aos outros', relatou Júlio César.
Ao portal G1, o veterinário Dênio Garcia declarou que o fenômeno de ovos com formatos fora do padrão é raro. Daí chamar tanto a atenção.
O especialista levantou algumas hipóteses para a anomalia: uma possível patologia da galinha, deficiências alimentares e até mesmo estresse.
Ainda de acordo com o veterinário, a ausência de gema nos ovos tem explicação. Ocorre porque a galinha não estava ovulando.
Galinha garnisé é uma nomenclatura popular para aves da raça menores que as galinhas domésticas comuns. São comuns em granjas de pequeno porte.
Também conhecida como minigalinha, a raça tem em média um quinto de tamanho da galinha comum e é fruto de cruzamentos aleatórios.
Os hábitos são iguais aos da galinha doméstica comum, o que muda é a menor quantidade de alimento que ingere. Entretanto, para que a ave produza ovos de qualidade, é necessário que receba boa alimentação.
Uma característica marcante visual da garnisé é a plumagem de cores variadas, que dá ao animal uma beleza particular. Pequena, bela e chamaria. E, neste caso específico, intrigante!