Em dezembro de 2023, Jamie apareceu em público pela primeira vez após se recuperar de uma doença misteriosa. O ator, de 56 anos, se emocionou ao receber o prêmio Vanguarda no 'Critics Choice Association Awards Celebration of Cinema & Television Honoring Black, Latino & AAPI Achievements 2023'.
Ele disse que tinha ido 'do céu ao inferno' e desabafou ao subir ao palco: 'Eu não conseguiria fazer isso há seis meses, na verdade não conseguia nem andar”.
'Eu não desejo o que passei nem para o meu pior inimigo, porque é difícil, quando você acha que está acabando… Você vê o tunel. Eu vi o túnel, mas não via a luz”, acrescentou Foxx.
O ator havia sido hospitalizado no dia 12 de abril de 2023 segundo a filha dele, Corine. Em maio, diante de rumores contraditórios sobre a saúde de seu pai, Corine esclareceu que Foxx tinha deixado o hospital.
Um tempo depois, surgiram notícias de que o ator estava em uma clínica de reabilitação em Chicago, especializada no tratamento de pessoas afetadas por AVC e lesões cerebrais.
Na época da internação, o astro publicou uma mensagem de agradecimento aos fãs no Instagram. 'Aprecio todo o amor. Me sinto abençoado', disse.
Fontes ouvidas pela imprensa deram conta de que Foxx tinha sofrido um 'colapso' durante as gravações do filme 'Back in Action'. Mas ninguém detalhou o que isso representava.
No dia 21 de abril, uma pessoa que preferiu não se identificar afirmou à People que Jamie Foxx estava fazendo exames para que os médicos conseguissem entender melhor seu estado de saúde.
O site de entretenimento TMZ divulgou que tinha falado com pessoas próximas ao ator e elas fizeram um apelo forte, diante da preocupação: “Orem por Jamie”.
A forma como o ator precisou ir para o hospital deixou o contexto mais tenso. Jamie Foxx estava em Atlanta gravando cenas do filme 'Back in Action' quando foi levado às pressas para ser atendido pelos médicos.
Segundo a imprensa internacional, todas as produções que tinham Jamie Foxx no elenco seguiram em frente sem contar com a presença do ator.
Foxx nasceu no dia 13 de dezembro de 1967 na cidade de Terrell, no Texas, nos Estados Unidos.
A cidade é pequena, com uma área de 48 km² e uma população de cerca de 14 mil pessoas, no Condado de Kaufman.
Um dos momentos mais relevantes de sua carreira foi a conquista do Oscar de Melhor Ator, pelo papel do cantor Ray Charles no filme 'Ray' (2004).
Um fato interessante sobre a vida do ator é que seu nome verdadeiro não é Jamie Foxx, que foi uma escolha artística. Ele se chama Eric Marlon Bishop. E usou o Foxx em homenagem ao comediante Redd Foxx.
Outra situação que poucos conhecem da vida de Jamie Foxx é que ele já salvou a vida de um homem, que estava dentro de um carro que capotou e pegou fogo. O ator se arriscou e colocou a vítima dez metros longe do veículo danificado.
Foxx também é um homem da música. A música 'Slow Jamz' é um de seus maiores símbolos musicais, com destaque na mídia internacional. Vale destacar que sua paixão pelo som e os instrumentos vem desde pequeno, quando tocava piano.
Além de 'Ray', são muitos os filmes em que o ator se destacou, como 'Código de Conduta' (2009), 'O Solista' (2009) e 'Colateral' (2004), em que vive um taxista obrigado a transportar um matador (Tom Cruise).
Curiosamente, Jamie foi a primeira pessoa a ser triplamente indicada num Globo de Ouro no mesmo ano. Em 2005, ele concorreu ao Globo de Ouro de Melhor Ator (por 'Ray'), Melhor Ator em filme para TV ('Redemption') e Melhor Ator coadjuvante (por 'Colateral')
Jamie também é bastante lembrado por 'Django Livre' (2012), de Quentin Tarantino, em que vive o papel-título.