O cantor não se apresentava na cidade havia sete anos e dessa vez levou a turnê 'Eu Ofereço Flores 2024', que comemora seus 83 anos de vida.
No setlist, além de ter cantado seus maiores sucessos, o 'Rei' também apresentou a nova música 'Eu Ofereço Flores', que dá nome ao show.
Essa foi a segunda vez que Roberto Carlos se apresentou na Bahia no mês de julho. No dia 18, ele fez um show em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Relembre a trajetória do artista!
Roberto Carlos nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, em 19 de abril de 1941.
Ele começou a se interessar por música por influência da Bossa Nova. Natural de família humilde, ele é o quarto e último filho de um relojoeiro com uma costureira.
Aos seis anos, ele sofreu um acidente enquanto brincava na rua e precisou amputar a perna direita. Até hoje, o cantor usa uma prótese no local.
Também na infância, Roberto aprendeu a tocar piano e violão. Seu maior ídolo é Bob Nelson (foto), cantor paulista (1918-2009) que se projetou no gênero country.
Roberto começou a carreira na década de 1950, cantando pelas rádios capixabas. Logo se mudou para o Rio de Janeiro, onde mora até hoje.
No Rio, Roberto conheceu Tim Maia e Erasmo Carlos e fez grandes parcerias com os dois, especialmente o segundo.
Nos anos 1960, Roberto Carlos liderou o movimento cultural Jovem Guarda, que revolucionou a música popular brasileira com influências do rock e do pop internacional, inspirando moda e comportamento entre os jovens.
De 1965 a 1968, Roberto apresentou o programa de TV 'Jovem Guarda', ao lado de Erasmo Carlos e Wanderléa.
Com o passar do tempo, Roberto ganhou fama mundial, tornando-se um dos maiores nomes da música romântica, ao lado de Julio Iglesias (foto), entre outros.
Conhecido carinhosamente como o 'Rei', Roberto Carlos consolidou sua carreira ao longo das décadas com sucessos que se tornaram clássicos da música brasileira, como 'Detalhes', 'Como É Grande o Meu Amor por Você', 'Emoções' e 'Jesus Cristo'.
Sua voz marcante e suas letras românticas conquistaram uma legião de fãs, não apenas no Brasil, mas também em vários países da América Latina e de língua portuguesa.
Atualmente, Roberto Carlos está no topo dos cantores mais ricos do Brasil, com um patrimônio estimado em mais de R$ 1 bilhão!
De acordo com a Pro-Música Brasil, antiga Associação Brasileira dos Produtores, Roberto já vendeu mais de 140 milhões de discos, um recorde no Brasil.
Em seu acervo, Roberto Carlos conta com mais de 40 discos lançados e 600 músicas gravadas, incluindo algumas em outros idiomas.
Até o nome do cantor inspirou muitos pais e mães Brasil afora. O ex-jogador de futebol Roberto Carlos, que foi campeão mundial com o Brasil em 2002, por exemplo, tem nome inspirado no artista.
O cantor foi casado três vezes e teve quatro filhos (dois já morreram). O mais conhecido era Dudu Braga, o Roberto Carlos Segundo. Ele era cego e faleceu por conta de um câncer, em 2021. Tinha 52 anos.
Outro desafios na vida do cantor foram a perda de sua primeira esposa, Maria Rita, em 1999, e uma luta contra o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), que ele revelou publicamente em entrevistas.
Ao longo de sua carreira, Roberto Carlos recebeu diversos prêmios e homenagens, incluindo um Grammy Award de Melhor Álbum Pop Latino, um Prêmio Multishow de Música Brasileira de Melhor Cantor e 22 Troféus Imprensa!