No dia do seu aniversário, um de seus três filhos, Zachary Pym Williams, postou uma mensagem emocionante nas redes sociais ao lembrar do pai, que morreu em 2014.
'Pai, naquele que seria seu 73º aniversário, lembro-me de você por toda a esperança e alegria que você trouxe ao mundo em um momento sombrio ou difícil. Sou muito grato e orgulhoso de ser seu filho', escreveu.
Em um de seus papéis mais marcantes — que inclusive lhe rendeu uma indicação ao Oscar —, Williams deu vida ao professor John Keating, em “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989).
O filme conta a história de um professor que usa toda sua sabedoria para dar lições inspiradoras a alunos de uma escola com raízes tradicionalistas e conservadoras.
Como importante ferramenta de comunicação, o cinema costuma ser uma excelente vitrine para algumas profissões e não é diferente no caso dos educadores. Relembre outros mestres marcantes das telonas!
Dewey Finn (Jack Black), de “Escola de Rock” (2004): Após ser demitido pela banda “No Vacancy”, Finn se disfarça de professor substituto em uma escola prestigiada com o objetivo de vencer a próxima “Batalha das Bandas”.
Professor Xavier, da franquia “X-Men”: O líder dos mutantes é considerado um dos heróis mais poderosos do universo Marvel. Nos cinemas, foi interpretado por Patrick Stewart e James McAvoy (versão jovem).
Terence Fletcher (J.K. Simmons), de “Whiplash: Em Busca da Perfeição” (2014): A brilhante atuação de Simmons como um professor impiedoso de um conservatório de música lhe rendeu um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Albus Dumbledore, da saga “Harry Potter”: O sábio mentor da escola de bruxos foi interpretado Richard Harris apenas nos dois primeiros filmes da franquia. Após sua morte, em 2002, foi substituído por Michael Gambon.
Professor Henry Jones Jr. (Harrison Ford), da franquia “Indiana Jones”: Talvez alguns não se lembrem, mas o eterno Indiana Jones é um professor de Arqueologia que nas horas vagas se torna um caçador de tesouros.
Katherine Watson (Julia Roberts), em “O Sorriso de Mona Lisa” (2003): O filme se passa nos anos 50 e retrata a história de uma professora de arte que passa a lutar contra os costumes tradicionalistas de uma escola feminina dos EUA.
John Nash (Russell Crowe), em “Uma Mente Brilhante” (2001): O filme, que rendeu uma indicação ao Oscar a Crowe, é um drama biográfico que conta a vida do matemático John Forbes Nash e sua luta contra a esquizofrenia.
Sherman Klump (Eddie Murphy), de “O Professor Aloprado” (1996): Um dos personagens mais icônicos interpretados por Eddie Murphy. O longa não foi bem nas críticas, mas ganhou um Oscar de Melhor Maquiagem.
Mark Thackeray (Sidney Poitier), de “Ao Mestre, Com Carinho” (1966): Um clássico do cinema britânico. O filme conta a história de um professor que dá lições de vida para um grupo de alunos rebeldes em uma escola da periferia de Londres.
Jim Norman (Tim Matheson), de 'Às Vezes Eles Voltam' (1991): Neste terror sobrenatural, o professor é atormentado pela presença de alunos que já morreram — e que foram os assassinos do irmão dele.
John Kimble (Arnold Schwarzenegger), de 'Um Tira no Jardim de Infância' (1990): Durante uma investigação, o policial brutamontes disfarçado de professor acaba encontrando o jeito certo de dobrar os alunos e descobre seu talento para a educação.
Louanne Johnson (Michelle Pfeiffer), de 'Mentes Perigosas' (1995): Para enfrentar a rebeldia dos alunos, a professora de inglês e ex-oficial da Marinha decide dar aulas com karatê e músicas de Bob Dylan, com métodos nada convencionais.