Notícias

Caminhada noturna do Enxaimel bate recorde em Pomerode


Flipar
Divulgação Prefeitura do Rio

A Associação Rota do Enxaimel, localizada em Pomerode, recebeu medalha de prata do Prêmio Nacional do Turismo em 16/12/2023, em Brasília.

Roberto Castro/Ministério do Turismo

O prêmio, que foi desenvolvido pelo Ministério do Turismo, destaca as coisas boas que as pessoas e empresas fazem no turismo do país, sendo o maior da área no Brasil.

Leo Laps, Divulgação

Destacando a importância do Patrimônio Cultural, a Rota do Enxaimel bateu outras 46 iniciativas que participaram na mesma categoria.

Flickr/Marinelson Almeida

Esta foi a terceira edição do Prêmio, cujo tema em 2023 é 'O Turismo Transformando Vidas'. “O prêmio mostra que o turismo cultural pode e deve ser pensado com foco no resultado, para preservar as tradições gerando desenvolvimento econômico”, declarou o presidente da Associação, Ivan Blumenschein.

Andrevruas/Wikimédia Commons

Além desse projeto, outros dois foram premiados com medalha de ouro. A Secretaria de Turismo do Estado ganhou na categoria Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo.

Silvio Klotz, Divulgação

Criada em julho de 2021, a Associação Rota do Enxaimel tem como objetivo preservar a história, manter viva a cultura e apoiar os agricultores locais, tudo isso impulsionando o turismo.

Instagram @rotaenxaimel

Em apenas dois anos, a associação já conta com 35 membros. Um mapa e um site com informações turísticas foram criados para melhorar a experiência dos visitantes.

Instagram @rotaenxaimel

A Rota do Enxaimel tem particularidades que poucas pessoas sabem. É o único lugar no Brasil que faz parte da lista das melhores vilas turísticas do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Instagram @pousadacasawachholz

Essa certificação é dada a locais que conseguem equilibrar a preservação da cultura e do ambiente com o desenvolvimento econômico.

Instagram @rotaenxaimel

Além disso, em 2023, a Rota ganhou a medalha de prata no 3º Prêmio de Turismo Responsável 2023 América Latina, realizado pela WTM, uma das maiores organizadoras de feiras do setor em todo o mundo.

Instagram @rotaenxaimel

Se quiserem explorar a Rota do Enxaimel, os visitantes têm a opção de percorrer os 16 km de trajeto de carro, de bicicleta ou a pé, além de poderem contratar guias.

Instagram @rotaenxaimel

Durante a visita, é possível conhecer e se hospedar em casas típicas, experimentar comidas locais deliciosas e comprar artesanato.

Instagram @rotaenxaimel

Na área de Testo Alto, em Pomerode, fica a maior quantidade de casas construídas no estilo enxaimel fora da Europa.

Instagram @rotaenxaimel

São 50 dessas construções em um caminho protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que reconhece o valor cultural e paisagístico da região.

Instagram @rotaenxaimel

O estilo enxaimel é uma técnica de construção trazida pelos imigrantes germânicos no século XIX, onde as paredes são montadas usando vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila.

Leo Laps, Divulgação

A comunidade local mantém viva a história e a cultura dos imigrantes de várias maneiras, seja por meio da comida típica alemã, peças de artesanato em madeira ou atividades em clubes culturais.

Instagram @rotaenxaimel

Também são comuns as práticas da igreja luterana, no antigo cemitério dos imigrantes, e até mesmo uma escola municipal que ensina em dois idiomas, português e alemão.

Instagram @rotaenxaimel

Uma curiosidade é que todas essas ‘memórias locais’ acontecem em meio a uma área de Mata Atlântica preservada, com inúmeras nascentes de água, riachos e cachoeiras.

Instagram @rotaenxaimel

A Fábrica de Chocolates Nugali é outro destaque e uma parada obrigatória para quem conhece a rota.

Instagram @rotaenxaimel

O Alles Park Pomerode também faz parte da rota e conta com várias atrações como a Vila da Neve, Roda Gigante e a pista de obstáculos Kinderzone.

Luiz C. Kriewall Filho/Divulgação

Veja Mais