Para a coleção Barbie x Stanley, foram criados 8 copos térmicos do modelo ‘Quencher’, inspirados em momentos icônicos da história da boneca e também do boneco Ken.
A Mattel, fabricante da Barbie, tem criado diversas formas de badalar a boneca, com iniciativas próprias e também parcerias. Embalada pelo sucesso do filme 'Barbie', a Mattel lançou nos últimos meses diversos itens colecionáveis. O boneco Ken com casaco de pele, por exemplo, esgotou rapidamente na Amazon.
A empresa investiu ainda no casal Barbie e Ken com roupas típicas do country americano. Ela de cowgirl e ele de cowboy. O universo Barbie pode custar uma boa grana aos fãs da boneca. No Brasil. um morador de Goiás se apresenta como o maior colecionador de Barbies do país.
O estilista e maquiador Richard Pessato coleciona desde 2019 exemplares da Barbie e artigos relacionados aos filmes sobre a boneca. Em seu perfil no Instagram 'barbiemoviedolls', o jovem natural de Anápolis (GO) se apresenta como proprietário da 'maior coleção de brinquedos dos filmes da Barbie no Brasil'.
Pessato tem mais de 400 Barbies. Ele fez até um vídeo com a 'ordem cronológica certa de assistir aos filmes da Barbie'. Pessato já desembolsou valores altos por exemplares da boneca. Ele pagou R$ 2 mil para adquirir uma Barbie temática do filme 'O Quebra-Nozes', de 2001.
A Barbie foi lançada oficialmente no dia 9 de março de 1959 na Feira Anual de Brinquedos de Nova York e vendeu 300 mil exemplares no ano de estreia.
Ela foi criada por Ruth Handler, co-fundadora da Mattel. Ela teve a ideia ao observar a filha Bárbara brincando com bonecas feitas de papel que simulavam vidas adultas.
A outra referência para Handler foi a boneca alemão Bild Lilli, hoje considerada uma precursora da Barbie.
A Barbie foi a primeira boneca com características adultas a ser produzida em massa nos Estados Unidos.
A propaganda da primeira Barbie anuncia o preço de três dólares para adquirir a boneca.
Com o passar dos anos, foram produzidas Barbies de profissões diversas. Uma forma de criar identificação com jovens que já têm uma ideia do que pretendem fazer no futuro profissional.
Além disso, a Mattel também investe no lançamento de Barbies exclusivas que homenageiam personalidades de diversos segmentos culturais e esportivos. É o caso, por exemplo, da boneca que prestigia a cantora Shania Twain.
Assim, a empresa lançou a Barbie Rebeca Andrade, por exemplo, numa homenagem à ginasta brasileira que ganhou medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris.
Em tempos de valorização do politicamente correto, a Mattel também lança bonecas que prestigiam personalidades que fazem parte de grupos que lutam por direitos, como indígenas. Assim, a influenciadora Maira Gomez, do povo Tatuyo - a Cunhaporanga no Tik Tok - ganhou sua versão exclusiva.
A famosa boneca ficou em alta no noticiário no último ano graças ao filme 'Barbie', o mais visto de 2023. Vivida por Margot Robbie, a boneca ganhou o telão em diversos países, com sucesso estrondoso.
'Barbie' faturou mais de R$ 1,4 bilhão em bilheteria e concorreu em 8 categorias do Oscar, inclusive Melhor Filme. Ganhou uma estatueta - a de Melhor Canção, 'What Was I Made For?' , composta por Billie Eilish com o irmão, Finneas O’Connell,
O fenômeno causou reflexos por toda parte, com lançamento de produtos na cor rosa em alusão ao universo da boneca. Até molho barbecue foi lançado na tonalidade rosa, pela empresa Heinz.
Pequenos empreendedores também entraram na onda e ganharam popularidade nas redes sociais investindo em criatividade, a partir do sucesso do filme. Foi o caso de uma vendedora de quitures, na Bahia, que lançou o acarajé rosa.