Em entrevista à Revista Caras, ela exaltou: “O sertanejo é o ritmo mais consumido do País nos dias de hoje, e acho que o festival entendeu a importância dele estar junto de outros nomes e estilos tão significativos”.
Castela disse que já fez grandes shows, para multidões, mas o Rock in Rio é especial: “Uma baita responsabilidade, né? Eu, com 20 anos e só três de carreira, estou no Rock in Rio, logo no primeiro ano de sertanejo e ainda participando com esse tanto de gente boa? É de emocionar, né?”, destaca.
No camarim da cantora, ela revela o que sempre tem: 'Gosto de ter minhas balinhas Fini, alguns docinhos para os convidados, geralmente água, refrigerante e alguma comida”.
Ana Castela tornou-se um dos grandes nomes do Sertanejo. E está sempre entre os mais ouvidos ou vistos em plataformas de áudio e vídeo. É uma das sensações do Spotify e do YouTube.
Um de seus maiores sucessos - que ela já disse que cantará no Rock in Rio - é 'Nosso Quadro'. Ao longo de 2023, essa música alçou Castela ao topo do Spotify no Brasil.
Ana Flávia Castela completou 20 anos em 16 de novembro de 2023. Ela nasceu em Amambai, em Mato Grosso do Sul, mas foi criada em Sete Quedas. A cidade, que faz fronteira com o Paraguai, tem apenas cerca de 11 mil habitantes e fica a 470 km da capital do estado, Campo Grande.
A região Centro-Oeste, principalmente Goiás, é a que mais escuta sertanejo no Brasil. O local é rico em agricultura e pecuária, que sempre estiveram muito presentes na vida de Castela. Ana Castela começou a cantar aos 15 anos, em um coral de uma igreja gospel.
Apesar da ligação com a região, Castela se mudou, em 2020, para o Paraná, assim como outros cantores sertanejos têm feito. Ela, porém, foi lá para estudar, com o objetivo de passar no curso de Medicina.
Inicialmente, ela escolheu a cidade de Campo Mourão. No entanto, com as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, acabou se afastando dos estudos e se reaproximando da música.
Recentemente, a Boiadeira anunciou a compra de uma fazenda em Sete Quedas, em Mato Grosso do Sul, onde ela viveu. A cantora postou mensagem no Instagram, dizendo que o gado já estava lá.
A ligação de Castela com o ambiente rural é familiar. Entre o final de 2020 e o início de 2021, ela passou um tempo em uma fazenda de seu avô, no Paraguai. Foi nesta época que ela foi convidada para gravar, com fins comerciais, a música 'Boiadeira'.
A música foi lançada em 2021 e logo se tornou um sucesso. O termo 'boiadeira' também virou alcunha de Ana Castela. Ainda em 2021, ela resolveu morar em Londrina, também para facilitar os cerca de 30 shows por mês.
Em 2022 Castela começou a participar de programas de televisão. E ela conquistou seu primeiro grande prêmio, o 'Prêmio Multishow de Música Brasileira', na categoria 'Revelação do Ano'.
Em 2024, Castela venceu o Prêmio de Música Brasileira por 'Boiadeira Internacional - Ao Vivo'. Pelo mesmo disco, ela concorreu ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Seraneja.
Ana Castela também gosta de fazer parcerias para gravações. Um dos destaques é “Covardia”, com Wesley Safadão. E 'Roça Em Mim' tem os parceiros Zé Felipe e Luan Pereira. Castela também gravou com Hungria Hip Hop, Simone Mendes, Melody , J Chris e Naiara Azevedo, entre outros.
Com as parcerias, Castela interage com outros gêneros. E ela levou o Sertanejo até mesmo para o carnaval, pois criou o 'Bloquinho da Ana Castela' e percorreu cidades pelo país.
A mistura de gêneros no trabalho de Ana Castela - inclusive juntando o sertanejo com funk e música eletrônica - é considerada por muitos um trunfo na carreira da Boiadeira.
Ana Castela também não deixou de lado o gosto pela música gospel. Além disso, ela se declara fã de alguns artistas. Entre eles, Marília Mendonça, Anavitória, João Gomes (foto) e Melim.
Além da voz, Castela também se destaca pela beleza. Ela não quis revelar a roupa que usará no Rock in Rio, mas disse que 'o figurino será lindo como sempre'.
Castela afirmou que, desta vez, não levará o seu famoso cavalo gigante para o palco. “Não tem como, né gente? O show é do Chitãozinho & Xororó ', disse, rindo e destacando a prevalência da dupla clássica do Sertanejo na programação.
Além de Castela e de Chitãozinho e Xororó, o show 'Pra Sempre Sertanejo', em 21/9, terá Luan Santana (foto), Simone Mendes, Júnior e Orquestra Heliópolis.