O voo NE-130 tinha saído do aeroporto do Cairo (foto), no Egito, e iria para a cidade de Taif, na Arábia Saudita.
O episódio, que assustou os passageiros, aconteceu no dia 12/6/2024 e foi divulgado dias depois pela mídia. O FLIPAR mostrou na ocasião e republica para quem não viu.
O site The Aviation Herald, que registra incidentes aéreos no mundo inteiro, conta que o co-piloto avisou aos passageiros pelo sistema de som que o comandante havia morrido e, por isso, seria necessário desviar a rota e aterrissar.
Um diretor da Sky Airlines explicou que o aviso foi necessário para que não houvesse pânico quando as pessoas percebessem a mudança do percurso (que costuma ser exibido durante o voo).
O avião onde o incidente aconteceu é um Airbus A320. O modelo foi usado em voos no Brasil pela Itapemirim Transportes Aéreos, mas, depois que a empresa encerrou a atividade, o avião seguiu para empresas estrangeiras.
O diretor da Skylines disse que o comandante que sofreu mal súbito havia se submetido a um exame médico em março de 2024.
A Sky Vision Airlines é uma companhia aérea privada egípcia que começou a operar em 2023 e tem sede no Cairo , Egito .
A empresa faz voos regulares e fretados do Egito. Planeja se concentrar no mercado de fretamento na África e no Oriente Médio e, a longo prazo, tem planos de usar aviões A330s para fazer destinos mais distantes na Ásia
Por causa da morte do piloto, o avião que fazia o voo NE 130 teve que pousar em Jeddah, na Arábia Saudita.
A distância entre o Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz (foto), em Jeddah , e o aeroporto internacional de Al Taif é de 228 km.
Jeddah, também chamada no Brasil de Gidá, fica no litoral do Mar Vermelho e abriga o maior porto do país.
Jeddah tem cerca de 4 milhões de habitantes e é a segunda maior cidade da Arábia Saudita (perdendo apenas para a capital Riad)
Isso porque a peregrinação a Meca tem que ser feita, pelo menos uma vez na vida, por todos os seguidores do Islamismo que tenham condições financeiras e de saúde para a viagem.
O portal FlightRadar24, que monitora os voos pelo mundo, publicou a trajetória do avião da Sky Vision Airlines que foi percorrida no incidente em que o piloto morreu.