Notícias

Eric Clapton celebra 60 anos de carreira com shows pelo Brasil


Flipar
divulgação

O primeiro show será na Ligga Arena, em Curitiba. Depois, Clapton segue para o Rio de Janeiro, onde se apresenta na Jeunesse Arena.

reprodução/instagram @liggaarena

Em São Paulo, ele encerrará a turnê com duas performances: uma no sábado (28/09), no Vibra São Paulo, e outra no domingo (29), no Allianz Parque (foto).

wikimedia commons Governo do Estado de São Paulo

Até a manhã desta terça-feira (24/09), ainda havia disponibilidade de ingressos. As vendas estão sendo feitas pelo site da Livepass.

wikimedia commons Raph_PH

As apresentações no Brasil ainda contarão com uma participação especial: o cantor e guitarrista Gary Clark Jr., premiado com o Grammy, fará o show de abertura.

flickr - Alize Tran

A última visita de Clapton ao Brasil foi em 2011, quando se apresentou duas vezes no Rio de Janeiro, uma vez em São Paulo e outra em Porto Alegre. Ele também passou fez shows no país em 1990 e 2001.

wikimedia commons Majvdl

Antes de vir para o Brasil, Clapton lotou o estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, na Argentina, na sexta-feira (20/09). Relembre a trajetória deste grande artista!

divulgação

Um dos guitarristas mais influentes e respeitados da história da música, Eric Clapton nasceu em 30 de março de 1945, em Surrey, Inglaterra.

flickr - Chris Hakkens

Clapton começou a ganhar notoriedade em 1963, quando se juntou ao The Yardbirds, banda britânica de rock que ajudou a impulsionar o blues no Reino Unido.

wikimedia commons/KRLA Beat/Beat Publications, Inc.

No entanto, sua passagem mais marcante como guitarrista de uma banda foi com o Cream, formado em 1966 ao lado de Jack Bruce e Ginger Baker.

wikimedia commons General Artists Corporation

O trio foi pioneiro no estilo rock psicodélico e no uso de improvisações em suas performances ao vivo, sendo o álbum 'Disraeli Gears' (1967) um dos marcos do rock daquela época.

wikimedia commons F. van Geelen

Músicas como 'Sunshine of Your Love' e 'White Room' ajudaram a consolidar Clapton como uma lenda da guitarra.

flickr - Stoned59

Após o término do Cream em 1968, Clapton formou outros grupos, como Blind Faith e Derek and the Dominos, com o qual lançou o clássico álbum 'Layla and Other Assorted Love Songs' (1970).

flickr - Matt Gibbons

A faixa-título, 'Layla', tornou-se uma de suas canções mais icônicas, famosa tanto pela sua intensidade emocional quanto pelo solo de guitarra que ficou gravado na memória do rock.

wikimedia commons Majvdl

A canção foi inspirada por Pattie Boyd, então esposa de seu amigo George Harrison (ex-guitarrista dos Beatles), com quem Clapton viria a se casar mais tarde.

Reprodução

Nos anos 1970, já em carreira solo, Clapton continuou a lançar álbuns de destaque como '461 Ocean Boulevard' (1974), que inclui uma versão da música 'I Shot the Sheriff', de Bob Marley.

divulgação

Nos anos seguintes, álbuns como 'Slowhand' (1977), com o sucesso 'Cocaine', consolidaram sua posição como um dos maiores artistas da música.

divulgação

A vida pessoal de Clapton também foi marcada por perdas trágicas. A morte de seu filho, Conor, que caiu de um prédio quando tinha quatro anos, o levou à depressão e ao vício em drogas.

wikimedia commons Int21Int21

Essa perda devastadora inspirou Clapton a escrever a comovente 'Tears in Heaven', que se tornou seu maior sucesso.

divulgação

Clapton também é conhecido por seu amor ao blues, gênero que ele ajudou a popularizar. Ele colaborou com muitos dos grandes mestres do estilo, como B.B. King, com quem lançou o álbum 'Riding with the King' em 2000.

divulgação

Ao longo de sua carreira, Eric Clapton acumulou inúmeros prêmios, incluindo 18 Grammy Awards.

Majvdl wikimedia commons

Ele também é conhecido por seu trabalho filantrópico, especialmente com a fundação do Crossroads Centre, uma clínica de reabilitação para dependentes químicos em Antígua, no Caribe.

divulgação

Inclusive, Clapton realiza periodicamente o Crossroads Guitar Festival, cujos lucros são revertidos para essa instituição.

flickr - Alex G

Eric Clapton é o único artista a ter sido introduzido três vezes no Rock and Roll Hall of Fame: como membro das bandas The Yardbirds, Cream e por sua carreira solo.

wikimedia commons RSO Records

Veja Mais