“Rio, só tenho uma palavra para você…OBCECADA!”, escreveu na legenda de um post em que compartilhou fotos do show em suas redes sociais.
Mariah Carey não fazia show no Brasil desde que se apresentou na tradicional e badalada Festa do Peão do Boiadeiro, de Barretos, no interior paulista, em 2010.
Antes disso, a norte-americana havia se apresentado em 1999, nos extintos Domingão do Faustão (1989-2021) e Programa da Hebe (1986-2010), além de ter participado da gravação do Show da Virada, que foi transmitido pela TV Globo em 2002.
No fim de agosto, Mariah Carey contou ter passado por um drama pessoal ao perder a mãe e a irmã no mesmo dia Patricia, de 87 anos e Alison, de 63, morreram no mesmo dia. A causa das mortes não foi divulgada.
'Meu coração está partido por ter perdido minha mãe no último fim de semana. Infelizmente, em uma trágica reviravolta de acontecimentos, minha irmã perdeu a vida no mesmo dia', lamentou a artista.
'Eu me sinto abençoada por ter conseguido passar a última semana ao lado da minha mãe', disse Mariah. Porém, a relação com a mãe, uma cantora de ópera, nem sempre foi boa, como admitiu a própria Mariah na biografia 'The Meaning of Mariah Carey', lançada em 2020.
'Como muitos aspectos da minha vida, minha trajetória com minha mãe foi repleta de contradições e realidades concorrentes. Nunca foi apenas preto e branco - foi todo um arco-íris de emoções', escreveu a cantora em seu livro de memórias.
Assim que o anúncio foi feito, a cantora publicou um vídeo nas redes comemorando a notícia: 'Estou animadíssima para voltar ao lindo país de vocês. Mal posso esperar para encontrá-los dia 22 de setembro no Rock in Rio. Vejo vocês em breve', disse a estrela.
Mariah Carey é cantora, compositora, produtora musical e atriz. Ela nasceu em 27 de março de 1969 em Huntington, Nova York. Ela é filha de Patricia Hickey, cantora de ópera e professora de voz (que morreu há poucos dias), e Alfred Roy Carey, engenheiro aeronáutico de ascendência afro-venezuelana.
Carey começou a cantar aos quatro anos de idade. Durante sua adolescência, a artista desenvolveu sua habilidade vocal e começou a escrever músicas.
Ela conseguiu um contrato com a Columbia Records em 1988 e lançou seu álbum de estreia homônimo em 1990, que incluía os singles de sucesso 'Vision of Love' e 'Love Takes Time'. O disco chegou a liderar a 'Billboard 200' por 11 semanas consecutivas na época.
Mariah é tida como uma das melhores cantoras de todos os tempos. Ela ficou conhecida por seu alcance vocal de cinco oitavas (uma pessoa 'comum' alcança de uma e meia a duas oitavas na voz 'de peito'), estilo de canto melismático e uso do registro de apito, o que lhe rendeu o apelido de 'Pássaro Supremo'.
Um pesquisa realizada pelo site 'Concert Hotels', por exemplo, a classificou como a segunda vocalista com maior extensão vocal da história da música, atrás apenas de Axl Rose, da banda Guns N' Roses.
O mesmo site também classificou Mariah como a cantora com o alcance de notas mais altas, à frente de Christina Aguilera. Em uma lista da revista 'Rolling Stone', Mariah ficou em 5º lugar no ranking de '200 Melhores Cantores de Todos os Tempos', atrás de Billie Holiday, Sam Cooke, Whitney Houston e Aretha Franklin.
Mariah gravou ao todo 15 álbuns de estúdio e coleciona hits ao longo da carreira, como 'Emotions', 'Fantasy', 'Hero', 'Without You', 'We Belong Together' e 'Shake It Off'. Mariah também já venceu diversos prêmios, incluindo 5 Grammy Awards, 19 World Music Awards e 15 Billboard Music Awards.
Além disso, a cantora foi a primeira artista a ter cinco singles consecutivos em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Como se não bastassem os recordes, Mariah ainda é dona do maior hit de Natal da história dos Estados Unidos, 'All I Want For Christmas Is You'.
Além de ter sido a 18ª música de Carey a ficar em 1º lugar na Billboard Hot 100, fazendo dela a artista solo com maior número de canções nessa posição, a canção fez com que a artista se tornasse a única da história a ter uma faixa número um em quatro décadas consecutivas.
Em 2009, a Billboard elegeu 'We Belong Together', de Mariah, como a 'música de maior sucesso da década de 2000' e a 11º canção mais popular de todos os tempos. Em 2012, o canal VH1 colocou a cantora em 2º lugar na lista das 100 maiores mulheres da música.
O último álbum de estúdio lançado pela cantora foi 'Caution', que saiu em 2018. Popular mundialmente, Mariah Carey ganhou sua versão exclusiva da boneca Barbie.
Além de sua carreira musical, Mariah Carey também teve sucesso como atriz, estrelando em filmes como 'Glitter: O Brilho de uma Estrela' (2001) e 'Preciosa: Uma História de Esperança' (2009), pelo qual recebeu elogios da crítica (foto).
A 'Rainha do Natal' também é conhecida por sua personalidade extravagante e por sua vida pessoal, que frequentemente atrai a atenção da mídia.
Na vida pessoal, Mariah se casou duas vezes. A primeira com o empresário Tommy Mottola, em 1993. Em maio de 1997, o casal anunciou a separação.
Depois de viver um relacionamento de três anos com o cantor Luis Miguel (1998-2001), Mariah se casou com o ator e comediante Nick Cannon em abril de 2008, com teve um casal de gêmeos. Eles se separaram em 2014.
Em 2018, a cantora revelou que sofre de transtorno bipolar desde 2001, quando recebeu o diagnóstico. Mariah contou que preferiu manter a notícia em segredo e desde então faz tratamento com medicação e terapia.