O bolinho de bacalhau é uma iguaria de origem portuguesa, mas amada pelos brasileiros, principalmente quando é servido com azeite. Ela leva batata, e, claro, bacalhau.
Empada ou empadão também são boas opções para receber os amigos. Com um suquinho, fica melhor ainda. Acompanhado com umas azeitonas, é show.
Quibe (ou Kibe em alguns lugares) é um prato oriundo da Arábia Saudita, mas muito consumido no Brasil. Basicamente, é um bolo de massa de triguilho, recheado com carne e ervas a gosto. O nome vem de kubbeh, que em árabe significa bola.
Anel de cebola é muito forte em países que falam inglês, como Inglaterra e Estados Unidos. Por isso, o nome original é onion ring. É uma boa opção para os vegetarianos.
Petiscos com camarão são sempre bem-vindos. No entanto, há dois problemas: muita gente tem alergia e muitas vezes é uma comida cara, embora seja fácil fazer.
Um torresmo tem muita fritura, mas se preparado com pouco óleo pode ficar tão bom quanto. Servido com arroz e limão é muito bom.
Pastéis também são ótimas opções para conversar e não ver o tempo passar. Existem muitos sabores, incluindo salgados e doces. É muito comum em Portugal. Com um suquinho, é uma delícia.
Um frango a passarinho é bom e rápido de fazer. Como tem carne, ainda dá 'sustância'. Outra vantagem é que, por ser carne branca, não tem muita gordura.
Ao contrário da calabresa acebolada, que é até mais fácil de fazer pois alguns mercados já vendem a carne praticamente cortada.
Petiscos de bananas são fáceis de fazer. Para dar uma incrementada, pode-se rechear com chocolate, queijo, goiabada, canela ou outro.
A banana pode também ser um ingrediente da salada de frutas. Dá um pouco de trabalho picar todas as frutas, é verdade, mas é uma boa opção para receber os amigos.
Pão de alho é uma das opções mais fáceis para preparar. Geralmente, é uma escolha acertada também como entrada no churrasco.
Batata frita é outra opção bem fácil e gostosa. Embora gordurosa, é sempre bem-vinda e um sucesso nas 'open houses'. Quando frita com bacon ou queijo, fica melhor ainda.
Amendoim é tão fácil que às vezes nem precisa de preparação. Basta comprar e servir. Para ficar melhor, pode-se misturar com chocolate ou fritar.
Linguicinha frita ou grelhada também é uma boa opção para servir os amigos. O lado ruim é que tem bastante gordura. Croquete de linguiça também é outra entrada possível com a parte do porco.
Cachorros quentes feitos com pães carecas pequenos são uma ótima alternativa para quem gosta de salsichas. E são rápidos de preparar. Tenham sempre ketchup e mostarda para quem curte o acompanhamento .
Com queijo, há pelo menos duas boas opções: bolinha de queijo e pão de queijo (foto), ambas tradicionais da culinária brasileira.
A mandioca, conhecida como aipim, em outros lugares, é um outro alimento que dá para fazer muitas entradas: aipim frito, croquete de mandioca e aipim com carne seca são algumas das opções.
Ovo de codorna com alguns cremes também é uma boa opção de petisco para os amigos. Saudável e bem prático de fazer.
Cenoura com molho de iogurte é uma opção mais fitness/vegana.Dá para cortar em forma de grossos palitos para mergulhar no molho.
O sacanagem (sim, o nome é esse mesmo) é um petisco baseado em espetinhos com frios, como presunto,queijo, azeitona, salsicha e ovo de codorna.