Notícias

Descubra Éris, um dos planetas anões, que completou 19 anos

Flipar
NASA

Além disso, sua superfície intrigou os cientistas. Ao analisar a luz do Sol refletida, eles concluíram que Éris é branco, algo incomum para corpos tão distantes das estrelas.

NASA

O planeta anão, portanto, é considerado também uma espécie de fóssil da região, e seu estudo pode trazer novos dados sobre a formação do Sistema Solar.

Planetas Anões - NASA

Como não existem telescópios potentes o bastante para enxergar o que há na superfície de Éris, as pesquisas dependem do acontecimento de um evento astronômico raro.

NASA

Dessa forma, planeta anão é o termo criado pela União Astronômica Internacional (UAI) para definir uma nova classe de corpos celestes, diferente da definição de planeta e de corpo menor do Sistema Solar (ou planeta menor).

Reprodução Nasa

Ele foi introduzido na resolução da UAI a 24 de agosto de 2006 sobre a definição de planeta para os corpos do Sistema Solar. No entanto, não há uma definição clara do que constitui um planeta anão, e se classifica um objeto como tal cabe aos astrônomos individuais.

H. Weaver/Wikimédia Commons

A UAI apenas estabeleceu diretrizes para qual comitê supervisionaria a nomeação de prováveis ????planetas anões. Assim, o número de planetas anões no Sistema Solar é desconhecido.

NASA

Atualmente, com base nas diretrizes da UAI se classifica cinco objetos como planetas anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. Com exceção de Ceres, todos os outros têm suas órbitas localizadas além da órbita de Netuno.

NASA

Segundo a UAI, um planeta anão é um corpo celeste que: Esteja em órbita em redor do Sol e tenha massa suficiente para que a sua própria gravidade supere as forças de corpo rígido. Ou seja, de maneira que esteja em equilíbrio hidrostático e tenha uma forma quase esférica.

Lexicon/Wikimédia Commons

De acordo com a UAI, aqueles objetos que relativamente ao Sol estão mais fora da órbita de Netuno recebem o nome de objetos transneptunianos.

Eurocommuter/Wikimédia Commons

Se um objeto celeste cumpre os requisitos da definição de planeta anão e pertence também ao grupo dos transneptunianos (se está na intersecção desses conjuntos) denomina-se plutoide.

NASA

As consequências mais imediatas desta nova definição foram a perda de Plutão do estatuto de planeta e a sua classificação como planeta anão. Além do aumento de categoria de Ceres, antes considerado um asteroide, e de Éris, conhecido como Xena de maneira informal ou 2003 UB.

Orionist/Wikimédia Commons

A lua de Éris, Disnomia, foi descoberta a 10 de setembro de 2005. Estima-se que Disnomia seja oito vezes menor e sessenta vezes menos brilhante que o planeta anão e que orbite esse último em cerca de catorze dias.

Reprodução Rede Social

Plutão é um planeta anão que orbita o nosso sistema solar. Ele está localizado em uma região desse sistema chamada de Cinturão de Kuiper, em uma zona muito afastada do sol e que, portanto, apresenta uma baixíssima influência desse astro.

NASA

Ele foi descoberto em 1930 por Clyde Tombaugh, e até 2006 era considerado o nono planeta do Sistema Solar, quando foi reclassificado como um planeta anão. Plutão é, atualmente, o maior membro conhecido do cinturão de Kuiper, apresenta cinco luas, sendo que a maior delas, Charon, tem a metade do seu tamanho.

NASA

Makemake é um objeto transnetuaniano localizado no cinturão de Kuiper (objetos menores localizados além de Netuno). Com dois terços da massa de Plutão e apresentando uma órbita bastante excêntrica, ele foi classificado como um planeta anão no ano de 2008.

NASA

Desse modo, Makemake é o terceiro maior planeta anão do Sistema Solar e o maior objeto transnetuniano conhecido na população dos cubewanos, com um diâmetro de cerca de dois terços o de Plutão.

Arte de demonstração da NASA

Ceres fica localizado no cinturão de asteroides entre as órbitas de Marte e Júpiter, sendo o planeta anão mais próximo do Sol. Contém cerca de um terço da massa de todo o cinturão de asteroides.

NASA/Wikimédia Commons

Além disso, o Ceres tem formato esférico e leva cerca de 4,6 anos para completar uma volta em torno do Sol. Ele tem uma superfície congelada, cheia de crateras, e, aparentemente, apresenta um núcleo rochoso.

Justin Cowart/Wikimédia Commons

Haumea é um planeta anão do tipo plutoide, localizado a 43,3 UA do Sol, ou seja, um pouco mais de 43 vezes a distância da Terra ao Sol, em pleno Cinturão de Kuiper.

Simulação NASA

Ele possui dois pequenos satélites naturais, Hi?iaka e Namaka, sobre os quais acredita-se serem destroços que se separaram em decorrência de uma antiga colisão. Haumea também é o objeto astronômico com a mais rápida rotação no Sistema Solar, durando apenas quatro horas.

Simulação NASA

Os limites máximos e mínimos de tamanho e da massa dos planetas anões não estão especificados na resolução 5A da UAI. Não existe definido um limite máximo, e um objeto maior ou com maior massa do que Mercúrio pode ser classificado como um planeta anão.

Reprodução do site nasa.gov/image-feature