Galeria

Cristo Redentor 93 anos: relembre as 7 maravilhas do mundo moderno e antigo


Flipar
Jose Guertzenstein por Pixabay

O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor tem feito uma série de eventos durante todo o mês de outubro em homenagem ao aniversário do monumento. As festividades incluem caminhadas, maratonas, missas e eventos solidários, que irão atrair fiéis e turistas ao Corcovado.

flickr Just a Brazilian man

A programação teve o lançamento do Marketplace do Santuário, com a apresentação de produtos oficiais licenciados. Além da realização da Missa do Cabido de São Pedro, presidida pelo arcebispo Cardeal Orani João Tempesta.

pexels Abraham Challco

“A celebração desses 93 anos do sagrado monumento ao Cristo Redentor trabalhará a perspectiva universal da Redenção, um Cristo para todos e por todos”, afirmou Padre Omar, reitor do Santuário, ao 'O Globo'.

Luciola Vilella/MTur

O Cristo Redentor fica a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, sendo feito de concreto armado e pedra-sabão.

flickr David Berkowitz

Além disso, possui trinta metros de altura, sem contar os oito metros do pedestal, sendo a mais alta estátua do mundo no estilo Art Déco. Seus braços se esticam por 28 metros de largura e a estrutura pesa 1145 toneladas.

Divulgação Pedro Kirilos Riotur

O direito de gerenciar a estátua foi concedido pela União à Arquidiocese do Rio na década de 1930, mas o acesso à estátua e a administração são realizados pelo Parque Nacional da Tijuca, uma Unidade de Conservação federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

wikimedia commons Donatas Dabravolskas

A ideia de construir uma grande estátua no alto do Corcovado foi sugerida pela primeira vez em meados do século XIX, mas foi o Círculo Católico do Rio de Janeiro que conseguiu as doações necessárias para colocar a ideia em prática no início do século XX.

wikimedia commons Arne Müseler

O monumento foi construído na França a partir de 1922 através de uma colaboração entre os brasileiros Heitor da Silva Costa e Carlos Oswald, os franceses Paul Landowski e Albert Caquot e o romeno Gheorghe Leonida. Sua inauguração ocorreu no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida.

Andrew - flickR wikimedia commons

Além do Cristo Redentor, o Machu Picchu também é uma das sete maravilhas do mundo moderno. É uma cidadela inca que fica no alto da Cordilheira dos Andes no Peru, acima do vale do rio Urubamba. Construída no século XV, ela é conhecida pelas sofisticadas muralhas de pedra contínuas.

Imagem de Aline Dassel por Pixabay

Chichén Itzá é um complexo mundialmente conhecido de ruínas maias na Península de Iucatão, no México. A enorme pirâmide com degraus é conhecida como El Castillo e domina a cidade antiga de 6,5 quilómetros quadrados, que prosperou de 600 d.C. até ao século XIII.

Imagem de Carla Fernandes por Pixabay

O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, é um anfiteatro oval localizado no centro da cidade de Roma, capital da Itália. Construído com tijolos revestidos de argamassa e areia, e originalmente cobertos com travertino é o maior anfiteatro já construído e está situado a leste do Fórum Romano.

Petra é uma importante ruína arqueológica da Jordânia, no Oriente Médio. Sua ocupação começou no ano de 1200 a.C. A cidade prosperou durante os Impérios Romano e Bizantino, mas dois terremotos devastaram-na, deixando a cidade para baixo.

Michael Gunther/Wikimédia Commons

O Taj-Mahal é um mausoléu situado em Agra, na Índia, sendo o mais conhecido dos monumentos do país. Encontra-se classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Foi anunciado em 2007 como uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Imagem de Dave Parkinson por Pixabay

Grande Muralha da China é uma série de fortificações feitas de pedra, tijolo, terra compactada, madeira e outros materiais, geralmente construída ao longo de uma linha leste-oeste através das fronteiras históricas do norte da China para proteger os Estados e impérios chineses contra as invasões

Peter Griffin CC0 Public Domain

Além das sete maravilhas do mundo moderno, essa galeria tratará das sete maravilhas do mundo antigo. De acordo com estudiosos, elas são o auge da engenharia, da arquitetura e da beleza artística quando se fala em Antiguidade.

Nina wikimedia commons

O complexo da pirâmide de Gizé, no Egito, abriga a Grande Pirâmide, a Pirâmide de Quéfren e a Pirâmide de Menkaure, juntamente com seus complexos piramidais associados e a Grande Esfinge. Todos foram construídos durante a Quarta Dinastia do Antigo Reino do antigo Egito, entre c. 2600 – c. 2500 AC.

Imagem de StockSnap por Pixabay

O mausoléu de Halicarnasso ou mausoléu de Mausolo foi uma tumba construída entre 353 e 350 a.C. em Halicarnasso para Mausolo, um sátrapa do Império Aquemênida, e Artemísia II de Cária, sua irmã e esposa. A estrutura foi desenhada pelos arquitetos gregos Sátiro e Pítis.

- Zee Prime/Wikimédia Commons

O templo de Ártemis ficava localizado perto da cidade antiga de Éfeso, aproximadamente 75 quilômetros ao sul da cidade portuária moderna de ?zmir, na Turquia. Atualmente, o local encontra-se na periferia da cidade moderna de Selçuk. O local sagrado (têmeno) em Éfeso era bem mais antigo do que a própria Ártemis.

Zee Prime/Wikimédia Commons

Estátua de Zeus em Olímpia era uma figura sentada gigante, com cerca de 13 metros de altura, feita pelo escultor grego Fídias por volta de 435 a.C. no santuário de Olímpia, Grécia, e erguida no Templo de Zeus.

Ronny Siegel /Wikimédia Commons

O Colosso de Rodes foi uma estátua do titã-deus do Sol da mitologia grega, Hélios, erguida na cidade de Rodes, na ilha homônima, por Carés de Lindos em 280 a.C.

Jebulon /wikimédia Commons

Farol de Alexandria foi um farol construído pelo Reino Ptolomaico entre 280 e 247 a.C. na cidade de Alexandria. Ele tinha entre 120 e 137 metros de altura e era uma das sete maravilhas do mundo antigo, sendo que por muitos séculos foi uma das estruturas mais altas no mundo.

Os Jardins Suspensos da Babilônia são, talvez, uma das maravilhas relatadas sobre a qual menos se sabe. Muito se especula sobre suas possíveis formas e dimensões, mas nenhuma descrição detalhada ou vestígio arqueológico foi encontrado, exceto um poço fora do comum que parece ter sido usado para bombear água.

Reprodução de Ferdinand Knab

Veja Mais