E somando todos os locais por onde passam procissões em louvor a Maria, mãe de Jesus, a soma deve chegar a cerca de 2 milhões de devotos.
A imagem da Padroeira Nossa Senhora de Nazaré percorre ruas acompanhada de multidão e sendo reverenciada ainda do alto dos edifícios. Vários apartamentos ficam decorados para a celebração.
A imagem sagrada de Maria também viaja de barco. E passa por cidades da região metropolitana de Belém, como Ananindeua e Marituba, numa festa emocionante.
Festa também no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo, uma das maiores basílicas do mundo. Afinal, 12 de outubro é Dia da Padroeira do Brasil.
E muiros romeiros vão a pé para a celebração, percorrendo quilômetros de caminhada, à beira. Em 8/10, dois peregrinos morreram atropelados na Rodovia Presidente Dutra, enquanto caminhavam para Aparecida do Norte.
A data de 12 de outubro para o Dia de Nossa Senhora Aparecida , padroeira do Brasil, foi instituída em 1930 pelo Papa Pio XI. E é um feriado nacional.
Também neste fim de semana, em Portugal, é comemorado o Dia do Peregrino (13/10), data que marca a última aparição de Nossa Senhora de Fátima e o Milagre do Sol.
A data foi escolhida para celebrar a importância das peregrinações em território português, especialmente ao Santuário de Fátima, um dos destinos mais visitados por peregrinos em todo o mundo.
As festas populares fazem parte da cultura e reforçam a tradição histórica de vários países. Veja eventos que se destacam no planeta, arrastando multidões de moradores e de visitantes.
Diwali (Índia) - O 'Festival das Luzes', é celebrado em 12 de novembro. Devotos do Hinduísmo comemoram com doces, fogos de artifício e roupas novas, celebrando a destruição das forças do mal por Sri Khrisna, o Ser Supremo, Deus cultuado no país.
Festival das Lanternas (Japão) - Para homenagear os ancestrais, as pessoas penduram lanternas nas casas, entre os dias 13 e 15 do sétimo mês lunar (julho). Reza a lenda que os espíritos teriam permissão para visitar os parentes. As luzes servem para guiá-los.
Hogmanay (Escócia) - A festa de fim de ano em Edimburgo dura três dias. O réveillon tem concerto à luz de velas na catedral, procissão de tochas na Cidade Velha, iluminando construções do século 14, música e fogos de artifício.
Festival de Lama (Coreia do Sul) - Durante duas semanas em julho, as pessoas participam de competições na lama (natação, lutas, corridas) em Boryeong, a 200 km da capital Seul. O evento foi criado em 1999 para promover cosméticos feitos com lama da região, rica em minerais.
Songkran (Tailândia) - O Ano Novo é celebrado em abril. Durante três dias, as pessoas vão às ruas e jogam (muita) água umas nas outras. Os devotos também visitam os templos para banhar a estátua de Buda, oferecer areia para a reforma dos templos e dar comida aos monges.
St Patrick's Day (Irlanda) - O Dia de São Patrício (17 de março) homenageia o padroeiro do país. As pessoas participam de desfiles, se vestem e se tingem de verde e celebram tomando cerveja verde, cor referente ao trevo de três folhas, que Patrício usou para explicar a Santíssima Trindade aos pagãos celtas.
Festival da Lua Cheia (Tailândia) - Uma grande festa ocorre na ilha de Koh Phangan, a quinta maior da Tailândia. Começou nos anos 80, quando turistas divulgaram que a ilha paradisíaca tinha a vista da lua cheia mais bonita do mundo.
Kumbha Mela (Índia) - Classificado pela Unesco em 2017 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, é o maior festival religioso do planeta. Ocorre em quatro cidades, com intervalos de três anos entre cada uma: Prayagraj, Ujjain, Nashik e Haridwar.
Segundo a tradição, foi nessas cidades que caíram gotas do néctar da imortalidade, durante uma guerra entre deuses e demônios. No festival, milhões de hindus buscam a purificação se banhando no Sangam, local de encontro dos rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati.
Festa dos Santos (Portugal) - Junho tem celebrações espalhadas pelas cidades, cada uma louvando o padroeiro local. Entre elas, Lisboa com Santo Antônio (dia 13); e o Porto, com São João (dia 23). As pessoas dançam, cantam e desfilam nas chamadas 'marchas populares'.
Festa Nacional Francesa - O 14 de Julho, dia histórico da Queda da Bastilha, é lembrado por toda a França, com bailes, desfiles, paradas militares e comemorações com fogos de artifício. Locais icônicos da capital Paris, como a Champs-Elysées e a Torre Eiffel, são pontos especiais na celebração.
Hanami (Festival das Cerejeiras), Japão - Hanami significa 'observar as flores'. A época de floração depende da região (março a maio). As pessoas se reúnem para admirar as famosas 'sakuras' (cerejeiras) e fazem piquenique sob as árvores. Um momento especial também para os turistas.
Lavagem do Senhor do Bonfim (Brasil) - Festa que marca o sincretismo religioso entre catolocismo (Jesus) e candomblé (Oxalá) em Salvador, Bahia. Acontece em janeiro, na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis.
Para a Lavagem do Bonfim, centenas de baianas vestidas de branco (cor de Oxalá) fazem procissão ao longo de 8 quilômetros desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição até a Igreja do Senhor do Bonfim, cuja escadaria é lavada com água de cheiro.
Círio de Nazaré (Brasil) - Festa católica realizada em Belém do Pará, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. É celebrada no segundo domingo de outubro, desde 1793, e dura 15 dias, com romarias e procissões que reúnem dois milhões de pessoas.
Dia dos Mortos (México) - Celebrado no dia 2/11 (como o Dia de Finados, no Brasil), a data no México tem um simbolismo diferente. Famílias montam altares com oferendas para os mortos, pois acreditam que, neste dia, eles podem retornar para as casas.
O Dia dos Mortos no México tem origem asteca e cultua a figura da caveira, como símbolo do destino material de todos os homens. As pessoas fazem maquiagem de caveira, ornamentam os ambientes com enfeites desse tipo e até preparam doces nesse formato.
Oktoberfest (Alemanha) - O Festival da Cerveja, em Munique, foi criado pelo rei bávaro Luís I para celebrar seu casamento em 1810. E se perpetuou, ganhando novos significados e atraindo cada vez um número maior de adeptos. Ocorre em setembro e outubro.
Carnaval (Brasil) - A folia existe em diversas partes do mundo, mas a do Brasil é a mais famosa. Destaque especial para o desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro (que inspirou a versão paulista). É um dos maiores espetáculos do país. E atrai turistas do mundo inteiro.
Carnaval (Veneza) - Outro carnaval atraente e tradicional é o de Veneza, famoso pelas máscaras super decoradas e que criam um clima de mistério à festa.