Segundo o portal G1, o turista de Belo Horizonte (MG) se chamava Bruno Jardim. Ele foi ao local onde está naufragada a Corveta Ipiranga, a 62 metros de profundidade.
O visitante fez o mergulho autônomo, quando tem o apoio de cilindro. Segundo os médicos, ele sofreu uma doença descompressiva.
A Corveta Ipiranga naufragou após um acidente em 1983. A embarcação tinha sido criada nos anos 1950. Foi o quarto navio a receber da Marinha do Brasil o nome do riacho Ipiranga ( em cujas margens foi declarada a Independência do Brasil).
Com quase 8 mil km, a costa brasileira tem grandes cemitérios de navio. Além do período das grandes navegações portuguesas, que aportavam por aqui, a Segunda Guerra também deixou navios brasileiros e alemães debaixo d’água. E mergulhadores procuram esses locais com frequência para visitação. Mas é necessário ter muito cuidado.
Um dos lugares com mais naufrágios é o arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia. Lá, o ponto conhecido como 'cargueiro Rosalina' se tornou um ponto de mergulho popular entre curiosos e mergulhadores.
Outro navio famoso que afundou na costa brasileira foi o 'Príncipe de Astúrias', que naufragou em 1916 em Ilhabela, São Paulo. Hoje em dia é considerado um dos mais pontos de mergulho mais difíceis do Brasil, por conta do mar constantemente agitado no local.
Para mergulhar até o Príncipe de Astúrias, é essencial ser um mergulhador experiente. No local do naufrágio, as águas são escuras, com visibilidade média de apenas 3 metros, o que dificulta a orientação e a movimentação entre os destroços.
O Príncipe de Astúrias está quase paralelo à costa e bastante desmantelado devido às explosões que ocorreram no naufrágio.
Já o naufrágio do navio 'Prince', que aconteceu em 26 de Julho de 1752, permanece até hoje envolto em mistérios. Uma das teorias aponta para Natal, em Pernambuco.
Mas, neste caso, o naufrágio pode ter sido fora do Brasil (na Ilha de Ascensão, uma pequena ilha britânica no oceano Atlântico Sul).
Ao longo da história do Brasil, desde sua descoberta no século 16, estima-se que mais de 300 naufrágios ocorreram só no Rio de Janeiro.
Um desses naufrágios é o do vapor Buenos Aires. Lançado ao mar em 1829, ele era considerado um dos mais modernos para transporte de cargas e passageiros.
Em 1890, o navio estava navegando da Bahia para o Rio de Janeiro quando uma de suas caldeiras explodiu. Pouco depois, alguns passageiros viram uma ilha e um farol se aproximando e avisaram o capitão, mas ele não deu atenção.
Quando finalmente foi ao convés, percebeu que estavam prestes a colidir com a Ilha Rasa, no Rio de Janeiro. Hoje, o local se tornou um dos mais populares para mergulhadores profissionais.